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Inovação premiada

Inovador, o site Itaro levou prêmio por criar estratégias diferenciadas que começam a desenhar uma nova cara para a venda on-line de produtos automotivos


São Paulo, maio de 2015 – Ainda é possível se diferenciar na internet? A Itaro provou que sim. Comprovadamente o e-commerce automotivo que mais cresce no Brasil, a companhia foi premiada por sua inovação e liderança em um segmento competitivo. O reconhecimento veio com o "Frost & Sullivan 2015 Brazilian Autoparts and Services e-Commerce Industry Competitive Strategy Innovation and Leadership Award".  

O prêmio, que se destaca pelo rigor e aprofundamento dos critérios de avaliação, é concedido pela consultoria internacional Frost & Sullivan, que tem mais de 50 anos de experiência e expertise em novos negócios e crescimento de mercado.

Para Jan Riehle, CEO e fundador da Itaro, o prêmio reforça o compromisso da Itaro em ofertar soluções aos consumidores. “Este reconhecimento da Itaro mostra que estamos no caminho certo para inovar esse mercado”, afirma o executivo.

A Frost & Sullivan reconheceu a inovação e liderança da Itaro em ofertar soluções diretas ao consumidor. Entre as principais ações, estão: instalação grátis de pneus em qualquer oficina do Brasil – o cliente pode escolher uma das mais de 500 oficinas credenciadas Itaro ou informar outro estabelecimento onde deseja receber o serviço, e a Itaro entra em contato com a oficina; Garagem virtual– filtro que personaliza o site de acordo com o carro do cliente; Notas para os pneus – cada pneu recebe nota de 1 a 5 quanto à aquaplanagem, economia, estabilidade, frenagem e Ruído; Compra de produtos + serviços: cliente pode comprar, por exemplo, pneus + alinhamento + balanceamento, pagando preço fixo; por fim, garantia de melhor preço – a Itaro cobre o preço dos concorrentes.


Segundo a própria Frost & Sullivan descreve em seu relatório de justificativa ao prêmio: “A Itaro tem atuado com uma abordagem exclusiva de negócios, construído em parcerias, juntamente com a forte proposta de ser uma fornecedora de soluções. A Itaro está posicionada como uma ponta de lança no mercado. Por isso, a Frost & Sullivan tem o orgulho de premiar a Itaro com o ‘2015 Brazilian Autoparts and Services e-Commerce Industry Competitive Strategy Innovation and Leadership Award’”.

Em outras palavras, a Itaro tem trazido soluções novas ao mercado, que beneficiam o consumidor diretamente. Conheça algumas dessas inovações abaixo:

  • Instalação gratuita de pneus em qualquer oficina do Brasil

A Itaro quebrou os limites e barreiras que os clientes que compram pneus enfrentam para instalar. Geralmente as empresas que comercializam pneus online, oferecem a instalação apenas em sua rede, que muitas vezes não adentem determinadas regiões. A Itaro passou a permitir que o cliente escolha a oficina onde deseja instalar seus pneus, a própria empresa entra em contato com a oficina e viabiliza tudo para que o cliente seja atendo aonde ele deseja.

  • Garagem virtual

A Itaro também criou um filtro de produtos no site chamado “Sua Garagem”. Nele, o cliente pode colocar as informações de marca, modelo, ano e versão do seu carro e, a partir daí, ter uma loja totalmente personalizada com produtos específicos para o seu veículo. Isso acabou com as duvidas que os clientes geralmente têm seu um produto serve ou não para o seu carro. Com o filtro ativo, todos os produtos encontrados servem no carro cadastrado.

  • Notas para cada pneu

Para ajudar os consumidores a tomarem a melhor decisão na hora de escolher um pneu, a Itaro criou a classificação técnica. Ou seja, a loja passou a dar notas de 1 a 5 para cada atributo dos pneus: aquaplanagem (que é a segurança em pista molhada), economia (consumo de combustível), Estabilidade (capacidade de fazer bem as curvas), Frenagem ( segurança em situações de uso emergencial dos freios) e Ruído (barulho produtos em razão do atrito do pneu com o solo). Com essa ferramenta é possível o cliente escolher exatamente o pneu que é melhor pra ele e que tem melhor nota dos atributos que ele mais submete seu veículo ao uso.

  • Compra de produtos + serviços

Outra estratégia inovadora da Itaro, também reconhecida pela Frost & Sullivan, é a venda de produtos combinada com serviços. O cliente pode fazer todos os serviços necessários ao seu carro, de uma só vez, em uma oficina de confiança. Por exemplo: comprar pneus novos mais os serviços de alinhamento e balanceamento e escolher uma oficina perto da sua casa para obter os serviços e ainda receber a instalação gratuita dos pneus. A Itaro entrega o pedido do cliente diretamente na oficina selecionada, e ele só tem que levar seu carro até a oficina. Além disso, o preço dos serviços é fixo, isto é, em qualquer oficina escolhida pelo cliente, o valor será o mesmo que ele já pagou anteriormente. Não tem pegadinha, o cliente não paga nada mais, além do seu pedido.

  • Garantia de melhor preço

A Itaro assegura que você sempre pagará a melhor oferta do mercado em todos os produtos, considerando preço, frete, forma de pagamento e valor médio de instalação (que é gratuita na compra de pneus na Itaro) de R$ 10 (dez reais) por pneu.

Caso encontre em outra loja virtual um produto de mesma marca, modelo, cor, tamanho e peso, com uma oferta melhor que a nossa e que não seja um preço promocional, nós cobriremos a oferta através de um vale-compra de até 5% de desconto para utilização em nosso site.


O prêmio

A Frost & Sullivan avaliou criteriosamente o desenvolvimento da Itaro analisando os seguintes aspectos:

Strategy Effectiveness (Eficácia de estratégias): Nesse ponto, a Itaro se destacou pela criação da garagem virtual, que constrói interatividade inovadora entre a empresa e o cliente.

Strategy Execution (Execução de estratégias): A oferta de serviços é um diferencial e tanto para um mercado acostumado a praticar o mesmo padrão de venda apenas de produtos.

Stakeholder Integration (Integração com Stakeholder); A parceria da Itaro com mais de 500 oficinas, que a Itaro denomina oficinas credenciadas Itaro, foi o fator decisivo para a pontuação nesse critério.

Competitive Differentiation (Diferencial competitivo): A Itaro pontuou com força nesse quesito principalmente por oferecer a garantia de melhor preço e cobrir os preços dos seus concorrentes

Customer Purchase Experience (Experiência de compra): O fato de o cliente poder receber seu pedido diretamente em uma oficina e poder realizar serviços de manutenção em um lugar só, por um preço fixo, foi o diferencia da Itaro na relação com o consumidor.

Customer Service Experience (Relacionamento com cliente): Além de contar com um SAC treinado e capacitado para tirar todas as dúvidas dos clientes, a Itaro prioriza esse relacionamento com um CRM (sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente). Além disso, benefícios como a possibilidade de trocar ou desistir do produto comprado em até 30 dias, gera uma relação de confiabilidade entre a companhia e o cliente. Vale lembrar que a legislação brasileira determina 7 dias como direito do consumidor para troca ou devolução de produto comprado pela internet.