Você sabia que pneus novos precisam ser amaciados?

Em algum momento, todo motorista vai precisar instalar pneus novos em seu veículo. E a expectativa de todo mundo é que os novos pneus proporcionem capacidade adequada de frenagem e de condução. Certo? Porém, você sabia que, para os pneus oferecerem toda sua qualidade de estabilidade e desempenho, é necessário amaciá-los primeiro ?

 

Quando se fala em amaciar, imagine um par de sapatos novos, o princípio é o mesmo. Com um sapato, você geralmente usa a técnica de calçá-lo pelo máximo de tempo possível e forçar sua elasticidade, para que, com o tempo ele ganhe flexibilidade.

 

cuidados com o pneu novo

 

De fato, quando se trata de amaciar pneus, a ideia é a mesma, mas existem alguns passos específicos a serem seguidos. No processo de produção, moldes são utilizados para dar forma aos pneus. Para evitar que os pneus fiquem presos a estes moldes, um lubrificante é aplicado justamente na área que posteriormente manterá contato com o solo. Este resíduo lubrificante afeta negativamente a tração do pneu.

 

Então, a recomendação inicial é usar o veículo por pelo menos 800 km, redobrando a atenção em locais que exijam aceleração e frenagem ou em curvas acentuadas. Após esse período de amaciamento, as partículas remanescentes do lubrificante vão se desgastando, o que permite que os pneus comecem a trabalhar com a sua máxima eficiência.

 

5 dicas para cuidar dos pneus novos

 

1. Pneus novos podem, inicialmente, parecer mais lentos para responder do que pneus velhos

 

pneu novosPode parecer estranho, mas seus pneus novos podem não ter a mesma resposta imediata que seus pneus velhos. Isso não significa, claro, que você desperdiçou dinheiro, ou que deveria ter mantido os pneus desgastados. Pneus que já gastaram um pouco a banda de rodagem têm tempo de resposta mais rápido.

 

Depois de amaciar seus pneus novos, você vai ter o tempo de resposta de volta, além de ganhar uma viagem mais segura.

 

2. Não tente apressar o processo

 

O amaciamento exige 800 km. Você precisa aproveitar este momento para explorar os pneus da forma mais cuidadosa possível. Em outras palavras, não é uma boa ideia pular no carro e fazer uma viagem de longa distância para acelerar o processo de amaciamento.

 

3. Atenção à velocidade e à frenagem

 

Assim que instalar os pneus novos, você pode ser tentado a acelerar pra valer na estrada. Porém, é melhor manter a sua velocidade abaixo de 80 km/h durante o amaciamento. Lembre-se também de ter algum cuidado extra durante a frenagem. Seus novos pneus não vão responder tão rápido, e eles não estão aptos a partidas e paradas bruscas enquanto eles ainda estão se aderindo as rodas.

 

4. Evite pistas irregulares

 

Pneus em estrada de terraNo processo de amaciamento você precisa ser um pouco mais consciente quanto ao terreno a que submete os pneus e com os seus hábitos de condução. Evite estradas rochosas (ou seja, sujeira e superfícies de cascalho) e buracos – tudo bem, sabemos que em algumas cidades essa será uma tarefa árdua.

 

5. Instalação profissional de pneus é fundamental

 

Instalação de pneusSe você está tentado a fazer a própria instalação dos seus pneus, lembre-se que a instalação incorreta pode levar a sérios problemas. Uma instalação mal feita pode resultar em acidentes ou problemas graves ainda no período de amaciamento.

 

Não se esqueça: para os pneus adquiridos na  Itaro (www.itaro.com.br) você ganha a instalação grátis em qualquer oficina do Brasil. Encontre a oficina mais perto de você aqui.