Tudo o que você precisa saber sobre pneus para a cidade

pneu-cidade-economizar-michelin-verde

Exemplo de pneu indicado para rodar na cidade de acordo com o desenho da banda de rodagem.

Você é do tipo de motorista que roda a maior parte do tempo em zonas de trânsito intenso? (Quem não é hoje em dia, não é?) Se a resposta é positiva, então você precisa principalmente de um pneu resistente e econômico, ideal para circular na cidade.

 

Vamos às dicas: para escolher um produto resistente e durável, você deve levar em consideração a construção da carcaça. Ela deve ter sido reforçada na fabricação, ou seja, internamente o pneu precisa contar com várias camadas de revestimentos de aço, nylon e poliéster. Os pneus que possuem os 3 materiais geralmente possuem vida útil prolongada.

 

Mas não é só a carcaça que interessa. Você precisa de um composto um pouco mais compacto do que o convencional. Ou seja, uma borracha mais dura, para ajudar a garantir a durabilidade do pneu. Mas cuidado, pneus duros demais podem comprometer sua segurança.

 

 

Economia

economizar gasolina

O que mais influência no consumo de combustível é o composto da borracha do pneu. Se você pensa mesmo em reduzir os custos com combustível, então opte pelos chamados pneus verdes. Eles possuem um composto chamado ‘sílica’ que evita que o pneu se agarre ao chão e force o motor a exercer mais força para mover o veículo.

 

Esse tipo de pneu pode custar um pouco mais caro do que os convencionais, mas vale a pena investir neles. No fim das contas, o valor que você irá economizar em combustível será maior do que a diferença de preço entre os pneus.

 

Ponto negativo

Não existe um pneu exatamente ideal, que ofereça todos os atributos e características desejadas. Para se ter um pneu durável e, ao mesmo tempo, econômico, você precisará aceitar um menor grau de conforto, por exemplo. Isto é, para ser extremamente durável, opneu precisará ter um composto mais duro e uma construção mais robusta, que o deixa mais barulhento e com um rodar menos suave.

 

Por outro lado, quem não enfrenta o trânsito com muita frequência e possui um carro de família, precisa optar por um pneu com uma vida útil menor, porém com excelente conforto.

 

Esse é o contrapeso dos atributos de um pneu, e cabe a você, definir quais necessidades o pneu deve atender.