Tudo o que você precisa saber sobre os sulcos dos pneus

Os sulcos dos pneus são pequenos canais esculpidos na banda de rodagem, ou seja, na parte da borracha que mantém contato com a pista. Em dias de chuva, por exemplo, a água da pista entra por estes canais e é expelida por baixo do pneu, mantendo a estabilidade e a segurança do veículo na pista.

 

Conforme os pneus vão sendo utilizados, a borracha da banda de rodagem vai, consequentemente, se desgastando e os sulcos vão ficando menos profundos e apresentando mais dificuldades para fazer esse escoamento da água. Nesse caso, A frenagem do carro fica comprometida em pista molhada, aumentando o risco da chamada aquaplanagem (quando o carro derrapa sem controle por conta do piso molhado). A legislação brasileira determina que os sucos dos pneus tenham no mínimo 1,6 mm de profundidade.

 

Por isso redobre sua atenção aos desenhos da banda de rodagem e escolha um pneu que realmente garanta sua segurança e o melhor desempenho para o seu veículo.

 

Conheça alguns tipos de sulcos e bandas de rodagem dos pneus

STR-pneu-carro-itaro-sulco-banda-de-rodagemBanda de rodagem simétrica
É o tipo de banda que apresenta desenhos de sulcos em um padrão simétrico, ou seja, os lados direito e esquerdo possuem os mesmos desenhos de sulcos e ranhuras. Esse é o tipo de banda mais comum em carros populares de passeio.

 

pneu-assimetrico-carro-itaro-sulco-banda-de-rodagemBanda de rodagem assimétrica
A banda de rodagem assimétrica possui desenhos diferenciados de sulcos. Isto é, o lado direito da banda conta com esculturas diferentes das que são desenhadas no lado esquerdo. Isso garante mais tração ao veículo e estabilidade em curva, sem perder a capacidade frear bem em pista molhada (evitar a aquaplanagem). Esse tipo de pneu exige mais regularidade na manutenção, para que ambos os lados se desgastem por igual. Logo, atenção às dicas: a calibragem precisa ser feita semanalmente e o rodízio, a cada 10.000 km, assim como o alinhamento e o balanceamento.

 

direcional-itaro-pneus-carro-sulco
Banda de Rodagem direcional (unidirecional)

A banda de rodagem direcional (também chamada de unidirecional) possui sulcos e ranhuras que apontam para uma mesma direção direção. Nesse tipo de pneus, estão as banda de rodagem com desenhos em V, ou seja, o lado direto e o lado esquerdo da banda aponta para o centro do pneu. Isso aumenta a estabilidade em curva e aumenta a capacidade de velocidade do pneu.

zero-roda-itaro-pneus-carro-sulco-banda
Banda de roda bidirecional
O pneu bidirecional possui desenhos que apontam em direções diferentes. Por exemplo: o lado direito aponta para o centro e o lado esquerdo para a lateral do pneu. Geralmente, esse tipo de banda de rodagem combina também o padrão assimétrico de desenhos.

 

Pneus off-road possuem sulcos?

Os pneus off-road possuem sim sulcos na banda de rodagem. No entanto, os sulcos nos pneus off-road têm outra função, que não a de escoar a água. Eles servem para suprimir o barro, a lama e até pequenas pedras, já que são projetados para rodar em terrenos irregulares.

 

O comum é que os pneus off-road possuam grandes blocos de borracha na banda de rodagem, posicionados para garantir a tração nos pisos mais adversos.

 

E os pneus mistos?

Os pneus mistos possuem sulcos assim como os pneus urbanos, a diferença é que os pneus mistos (podem rodar 50% on-road e 50% off-road). Eles contam com ranhuras mais profundas e blocos de borracha maiores do que os pneus convencionais.

Veja alguns tipos de sulcos diferentes e o caminho que a água da pista faz, na banda de rodagem, até ser expulsa da zona de contato do pneu.

Pneu de uso urbano, blocos de borracha maiores o tornam ideal para transporte de cargas

 Pneu de uso urbano, blocos de borracha maiores o tornam ideal para transporte de cargas

itaro-pneus-urbano-misto-escoamento-carro

Pneu de uso urbano. Os vários canais de escoamento da água o tornam mais seguro em pista molhada

pnue-off-road-itaro-carro

Pneu de uso off-road (principalmente para lama). Sem sulcos, porém com grandes canais, é ideal para caminhonetes

itaro-assimetrico-segurança-pneus-carro

Pneu de uso urbano. Os desenhos assimétricos dão mais aderência e o tornam ideal para uso em veículos de maior potência

itaro-pneus-bloco-banda-rodagem

Pneu de uso misto. Com blocos menos regulares e mais espaçados, é ideal para quem enfrenta asfalto e estrada de terra

 Como saber a hora de trocar os pneus?

indicador twi pneuA maioria dos pneus possui o chamado TWI (sigla em inglês para Tread Wear Indicator), um indicador de desgaste que fica localizado dentro dos sulcos do pneu. Quanto a altura dos blocos de borracha da banda de rodagem atinge o TWI, está na hora de trocar o pneu. Uma dica da Itaro para fazer essa verificação em pneus que não têm o TWI é deitar um palito de fósforo sobre um dos sulcos do pneu. Se a cabeça do palito não estiver completamente coberta pelo sulco é hora de realizar a troca.