Saiba tudo sobre alinhamento de rodas

O alinhamento é um trabalho que consiste em ajustar os ângulos do sistema de suspensão do carro. Essa é uma tarefa complexa e que influencia significativamente no funcionamento do veículo.

Um carro desalinhado pode consumir mais combustível, pneus e ainda apresentar vibrações e imprecisão na direção. O desalinhamento acontece com o uso natural do veículo (em decorrência de vibrações) e também quando as rodas sofrem o impacto de cair em um buraco ou bater contra o meio-fio. Em carros rebaixados, que tem a suspensão alterada, o desalinhamento tende a acontecer mais precocemente.

Tipos de alinhamento

Câmber

O ângulo de câmber identifica o quão longe o pneu se inclina para longe da vertical quando visto diretamente de frente ou de trás do veículo. A cambagem é medida em graus e se divide em duas: negativa e positiva. A cambagem negativa é aquela em que a parte superior do pneu se inclina para dentro, na direção do veículo, e a positiva, é a que o topo do pneu se inclina para longe do veículo.

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Um motorista entusiasmado, que explora mais a alta velocidade do que um motorista pacato, terá mais benefícios em alinhar as rodas do seu veículo em um ângulo negativo. Com isso, o carro ganha mais aderência nas curvas e maior vida útil dos pneus. No entanto, um automóvel com esse ângulo de alinhamento das rodas nas mãos de um motorista pacato, ou seja, que faz curvas em baixa velocidade, faria com que as bordas internas dos pneus se desgastassem mais rapidamente do que as bordas externas, comprometendo assim a durabilidade dos pneus. Em resumo, a dica é: inclinação positiva para quem aposta em uma direção mais tranquila e ângulo negativo para quem curte alta velocidade.

Cáster

O ângulo de cáster identifica a inclinação da roda, para a frente ou para trás, quando visto a partir do lado do veículo. Esse tipo de alinhamento também se divide em positivo e negativo. O cáster positivo é quando a roda é inclinada para a parte traseira do veículo e a linha negativa é quando a inclinação é para a parte da frente.

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Um modo mais fácil de visualizar um ângulo cáster positivo é observar a lateral de uma bicicleta. O garfo que segura a roda dianteira é claramente inclinado para a frente. Esse é um ângulo cáster positivo. O mesmo acontece com as rodas do carro, porém, o ângulo de inclinação é menor do que nas bicicletas.

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A configuração de ângulo de cáster permite o veículo equilibrar o esforço de direção, estabilidade em curvas e alta velocidade.
O cáster positivo aumenta o esforço da direção, porém, melhora a estabilidade em alta velocidade e curvas.
Em geral, os efeitos do cáster positivo são muito “positivos”, especialmente nas retomadas (saídas) de curvas em alta velocidade.

Ângulos de Convergência e Divergência

Os ângulos de convergência e divergência identificam o sentido exato para o qual os pneus são direcionados, quando visualizamos a partir de cima do veículo.
Convergência é quando os pneus são direcionados para “dentro”, ou seja, apontam levemente um na direção do outro. A divergência adota posição contrária a esta, formando um V, quando vista de cima.

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Veículos de tração traseira “empurram” os pneus do eixo dianteiro para que rolem ao longo da estrada. Esse movimento criar a chamada resistência ao rolamento, resultando em movimento de recuo dos braços de suspensão contra suas buchas. Por causa disso, a maioria dos veículos de tração traseira utiliza ângulo de divergência para compensar o movimento, permitindo que os pneus corram em paralelo uns dos outros.
Por outro lado, um veículo de tração dianteira “puxa” o veículo através do eixo dianteiro, resultando em movimento para a frente dos braços de suspensão contra suas buchas. Portanto, veículos de tração dianteira usam mais comumente o ângulo de convergência para compensar o movimento, novamente permitindo que os pneus corram em paralelo uns dos outros.