Saiba como escolher pneus off-road

Está precisando comprar pneus novos para uso off-road? Aqui vão algumas dicas importantes sobre eles.

Se você está buscando apenas encontrar “pneus grandes para caminhonete, picape ou SUV”, está pesquisando errado. Existem algumas coisas que você deve saber antes de comprar um pneu off-road, principalmente para uso em trilhas.

A verdade sobre pneus off-road “borrachudos”

pneus off-road
Se você passará por duna de areia, terrenos rochosos, lama, ou quaisquer outras atividades off-road, é importante entender exatamente por que você precisa de um conjunto de pneus corretos.

Um equívoco comum é que são precisos pneus de caminhão para uma melhor tração em terreno acidentado. Embora esta hipótese faça sentido, não é totalmente correta.

É verdade que o pneu off-road grande, quase que um pneu de caminhão, pode fornecer alguma tração adicional em condições fora de estrada, mas há melhores e mais eficientes maneiras de melhorar a tração do que simplesmente aumentar o volume de borracha.

Se a tração é a sua principal preocupação, um grande diferencial é optar pelos pneus Mud Terrain (MT) – que são projetados para oferecer tração na lama – ao invés de escolher um All Terrain (AT)- projetado para atender mais de um tipo de piso off-road.

Quando mudar as medidas do pneu é uma boa ideia

O uso de um pneu com perfil ou aros maiores é importante apenas para aumentar a altura e a distância do seu carro para o solo. Escolher um pneu maior é bom apenas quando você precisa trafegar em locais que exigem um veículo alto, como trilhas em florestas, terrenos com pedregulhos, entre outros obstáculos grandes.pneus off-road

Vale lembrar que o uso de um pneu diferente do original pode requerer mudanças no veículo, como aumento da suspensão, por exemplo. E veículos 4×4 tende a precisar de adaptações ainda mais pontuais, já que a mudança é sentida na direção. Isto é, o motorista de um modelo 4×4 pode sentir mudanças drásticas de tração (nas retomadas de aceleração) e estabilidade, quando passa a usar pneus maiores do que os originais de fábrica.