Saiba como escolher o pneu correto para o seu carro

Os pneus são um dos principais itens de segurança do carro, por isso é muito importante que você saiba quando precisa trocá-los. Além disso, saber qual produto se adequa melhor as suas necessidades ajuda – e muito – na hora de comprar o pneu ideal.

 

O primeiro passo em direção a melhor compra é verificar a medida original dos pneus do veículo. Essa informação consta no manual ou na lateral dos pneus antigos.

 

Medidas do Pneu

 

*Mais informações sobre medidas neste artigo: “Como entender a medida do meu pneu?”

 

Após a identificação da medida, será necessário entender qual modelo se encaixa melhor ao seu estilo de vida. Os próximos passos partem de algumas perguntas básicas:

 

  1. Você gostou dos pneus que foram utilizados recentemente? Por quê?
  2. Como você mais usa seu carro?

 

Ambas as perguntas irão auxiliar nesta difícil escolha. Ter como base a experiência anterior é importante para analisar quais foram os aspectos positivos e negativos dos pneus usados. Analisar o tipo de ambiente (Em ruas asfaltadas ou de terra/ Em rodovias/ À trabalho/ Carregando muito peso) em que o novo jogo de pneus será utilizado também é essencial para que a compra ocorra de forma correta.

 

Com base nas informações extraídas, podemos definir o melhor modelo para o seu estilo de vida. E para facilitar o dia a dia do consumidor, a Itaro criou a Classificação Técnica de Pneus, em que avaliamos todos os pneus em 5 quesitos (com notas de 1 a 5): Aquaplanagem, Economia, Estabilidade, Frenagem e Ruído.

 

  • Aquaplanagem: É a capacidade que o pneu tem de rodar com segurança em dias de chuva. Quanto mais alta a nota, maior é essa capacidade.
  • Economia: É a resistência do pneu ao rolamento, ou seja, o pneu entra em movimento com mais leveza e facilidade, o que exige menos força do motor e economiza combustível. Quanto mais alta a nota, menor é essa resistência.
  • Estabilidade: É a capacidade que o pneu tem de manter a segurança do carro em alta velocidade e em curvas acentuadas. Quanto mais alta a nota, maior é a estabilidade do pneu.
  • Frenagem: Indica os pneus que conseguem parar o veículo em menor distância, isto é, são mais seguros em frenagens emergenciais. Quanto mais alta a nota, mais seguros são os pneus.
  • Ruído: São os pneus mais silenciosos, que transmitem maior conforto e emitem menos barulho para quem está dentro do veículo. Quanto mais alta a nota, mais silenciosos são os pneus.

Bom, agora que você já sabe como identificar as medidas e necessidades de utilização dos pneus para o seu dia a dia, vamos entender – através de algumas dúvidas dos clientes da Itaro respondidas por nossos especialistas em pneus – como podemos aplicar esse conhecimento na hora da compra.

 

Situações reais → Qual pneu utilizar?

 

Situação 1. Transportar peso na cidade

 

Van “Trabalho transportando crianças com uma perua escolar no centro da cidade de São Paulo. Sempre tiro o carro cedo da garagem e volto no começo da noite. Ando praticamente sempre dentro da cidade.”

 

Todos que trabalham com o transporte precisam de um pneu com alto índice de carga e, por medidas de segurança, um modelo que seja bem avaliado nos fatores de Estabilidade e Aquaplanagem. Para os que realizam transporte de pessoas, como no caso apresentado acima, é importante também levar em consideração o quesito Ruído, que identifica os modelos que são mais macios e fazem menos barulho, trazendo assim uma melhor experiência e conforto para os passageiros.

 

Situação 2. Ando em asfalto e em rua de terra

 

Pick-up estrada de terra“Moro na cidade, mas vou quase todo final de semana para o interior visitar a família, onde pego estrada de terra.”

 

É comum que utilizemos nossos veículos para andar na cidade e, de vez em quando, em estradas de terra. Nestes casos, é interessante calcular a frequência com que o pneu é usado em estrada de terra, pois existem modelos chamados de “mistos’ que são fabricados para utilização tanto em terra quanto em asfalto. Estes pneus tem os atributos Aquaplanagem, Estabilidade e Frenagem como principais.

 

Dê uma olhada nos melhores pneus mistos da Itaro.

 

Situação 3. Uso o carro apenas para ir trabalhar e fico um bom tempo no trânsito.

 

Carro de passeio“Passo todos os dias pelo menos 2 horas no trânsito indo e voltando para o trabalho.”

 

Neste caso, quem precisa de pneus para rodar a maior parte do tempo na cidade deve buscar o equilíbrio entre os atributos, ou seja, um pneu com nota similar para todos os quesitos. Os melhores pneus para a cidade geralmente têm nota igual ou acima de 3 para resistência à Aquaplanagem (na cidade a chuva costuma deixar poças d’água na pista), Economia (o sistema de trânsito anda e pára, consumindo mais combustível) e Ruído (o baixo ruído significa mais conforto). Esses 3 pontos fazem a diferença na cidade.

 

Os melhores pneus para cidade estão na Itaro!

 

Situação 4. Utilizo o carro durante a maior parte do dia.

 

Taxi“Tenho um táxi e trabalho o dia inteiro na rua, na maioria do tempo com o carro em movimento e na cidade, pego pouca auto-estrada.”

 

Neste exemplo, o cliente utiliza o carro o dia inteiro, transportando sempre uma pessoa nova como forma de serviço. O interessante então seria priorizarmos os quesitos Ruído, Aquaplanagem e Estabilidade, para um maior conforto do passageiro, fazendo com que o mesmo se interesse por novas corridas.

 

Estes são ótimos pneus neste casos.

 

Situação 5. Pego auto-estrada com frequência.

 

Sedan auto-estrada“Moro em uma cidade e trabalho em outra. Por isso, pego todos os dias auto-estrada.”

 

Para quem pega sempre auto-estrada, é interessante dar uma olhada nos pneus esportivos. Além de deixarem o carro mais bonito, os pneus esportivos são mais estáveis nas curvas, pois suportam melhor a alta velocidade. Neste tipo de modelo, se destacam (maiores que 3) as notas de Estabilidade (que significa que o pneu consegue fazer curvas em alta velocidade com mais eficiência) e para Frenagem (que garante a segurança do pneu em frenagens mais fortes).

 

Encontre na Itaro os pneus esportivos que são a sua cara.

 

É bom lembrar que para manter a qualidade e a durabilidade, é necessário ter alguns cuidados com o pneu.

 

Obrigado por ler este artigo. Procuramos sempre passar as melhores informações da melhor maneira possível.

 

Clique aqui e descubra como comprar seu pneu com um desconto especial!