Como limpar o carro e remover manchas – Dicas caseiras

Sujou? Não se preocupe, aqui vão muitas dicas e macetes de como remover todos os tipos de manchas do seu carro, tanto externas quanto internas. Tudo com soluções caseiras e fáceis de serem feitas. Veja abaixo como limpar o carro por dentro:

itaro limpeza dos bancos do carro

 

Para limpar os bancos de couro

Mais fácil de limpar do que os bancos de tecido, os bancos de couro precisam de cuidados especiais para que o couro pareça sempre novo. Seguem as dicas para limpar as manchas e sujeiras dos bancos de couro:

  1. Passe o aspirador de pó para retirar a poeira e algumas sujeiras superficiais
  2. Para manchas mais leves, umedeça um pano de micro fibra em água morna e passe sobre os bancos.
  3. Agora, para manchas mais sérias, podemos utilizar uma solução de água morna com sabão neutro ou produtos limpadores de couro, sempre aplicando de forma suave em movimentos circulares.
  4. Para um cuidado ainda melhor, é recomendado utilizar algum tipo de hidratante para couro após a limpeza, para mantê-lo sempre com a sensação de novo.

Para limpar os bancos de tecido

Assim como com o banco de couro, limpar os bancos de tecido é essencial para evitar mal cheiro e manchas internas no carro. A limpeza pode ser realizada utilizando produtos caseiros ou produtos específicos.

Para limpar seus bancos de tecido utilizando nossas dicas caseiras:

  1. Passe o aspirador de pó para retirar a poeira e algumas sujeiras superficiais
  2. Para retirar a maioria das manchas comuns utilize uma solução de água morna com sabão neutro e um esponja, realizando movimentos circulares sempre enxugando ao final da limpeza.
  3. Óleo, graxa e gordura devem ser removidos e enxugados. Primeiro, remova o excesso com um pano. Depois, passe um pano umedecido com benzina para retirar o restante e seque.
  4. Se as manchas não saírem nas primeiras tentativas compre alguns produtos específicos de limpeza, como as espumas de limpeza a seco para tecidos “Tuff Stuff” e “Espuma mágica”. O tecido pode estragar se você insistir nas técnicas caseiras.

itaro limpeza interior do carro - carpetePara limpar sujeiras no carpete e tapete do carro

Para realizar a limpeza dos tapetes deve-se sempre retirá-los. Os tapetes de borracha são muito fáceis de limpar, sendo necessário apenas água, sabão, um esfregão e esperar secar. Já para os carpetes e tapetes de tecido preparamos algumas dicas para você garantir a limpeza de diferentes tipos de manchas e sujeiras:

  1. O primeiro passo consiste, em todos os casos, na passagem do aspirar de pó para a retirada de poeira e outros tipos de sujeiras superficiais.
  2. Chiclete: coloque um cubo de gelo em cima do chiclete e, depois que ele endurecer, e só retirá-lo e limpar o local com água e sabão.
  3. Açúcar: aplique água morna em cima da macha de açúcar e depois enxugue com um pano e deixe secar completamente com as janelas abertas.
  4. Balas, doces, sorvetes e frutas: aplique um pouco de glicerina e, em seguida, utilize uma solução de água morna, sabão neutro e um colher de sopa de vinagre branco com uma esponja sobre a mancha. Depois de limpo enxugue com um pano.
  5. Batom: retire o excesso de batom com uma espátula, passe um pano umedecido com benzina, em seguida esfregue o local com água morna com sabão neutro e enxugue com um pano.
  6. Lama: primeiro aplique sabão neutro, depois use água morna para evitar que fiquem resquícios. Aí é só enxugar bem para evitar mofo e odor desagradável.
  7. Leite: primeiramente, use água morna sobre a mancha e em seguida, aplique sabão neutro. Enxugue bem para evitar mau odor.
  8. Óleos, graxa e gorduras: primeiro passe um pano úmido com benzina e em seguida utilize um pano úmido com água sobre a mancha, repetindo até que ela saia.
  9. Sangue, urina, vômito e perfume: utiliza a solução de água morna, sabão neutro e vinagre sobre a mancha até ela desaparecer, secando bem o local após terminar.

Para limpar o teto do carro

O teto do carro é uma das partes mais sensíveis do automóvel, dessa forma sua limpeza deve ser feita utilizando produtos próprios para o tecido do teto. Os movimentos devem ser sempre suaves para não marcar o tecido e danificá-lo. Mesmo assim é sempre bom passar um pano a seco para retirar a poeira do teto.

itaro como limpar a lataria do carro

Para limpar a lataria do carro

Para andar com o seu carro sempre brilhando, a Itaro criou um guia de dicas caseiras para limpar o exterior do carro:

  1. Primeiramente escolha um lugar na sombra, longe de arvores e outras coisas que possam cair sobre o veículo durante a limpeza
  2. Feche todas as janelas e com uma mangueira retire o excesso de sujeira, sempre tentando economizar a maior quantidade possível de água.
  3. Pegue uma esponja ou um pano com tecido macio, sabão (pode ser próprio para carros) e um balde, misture a água e o sabão no balde e comece a esfregar as laterais, sempre enxaguando  quando acabar um dos lados.
  4. Para manchas sobre a pintura, tente tirá-las o mais depressa possível. Se a manchajá secou, corte um limão ao meio e passe sobre a mancha até que ela desapareça. Depois enxágue bem para retirar todo o resíduo do limão.
  5. Para manchas de combustível, primeiro misture óleo de motor, sem uso, com gasolina em um pedaço de estopa ou flanela e esfregue bem no local afetado. Quanto mais recente for a mancha, maior a eficiência.
  6. Seque o carro com um pano que não solte resíduos para evitar manchas de água escorrida.

Para limpar os vidros do carro

A limpeza dos vidros é essencial para a segurança do carro, dessa forma preparamos um guia super prático para você limpar os vidros do seu carro, no conforto da sua casa:

  1. Com água e sabão limpe a parte externa do vidro, sempre retirando todas as manchas, e por fim seque o vidro para ele não ficar com manchas de água.
  2. Também com água e sabão lave a parte interna dos vidros e seque.
  3. Realize o mesmo processo nos espelhos retrovisores.
  4. Utilize sempre que possível um antiembaçante no vidros, principalmente no para-brisas e nas janelas dianteiras. O produto é super barato e funcional, confira aqui o Antiembaçante Mundial.

Limpeza do motor

Para limpar o motor do carro

Antes de limpar o motor do seu carro, confira sempre o manual do veículo, pois nem todos os automóveis podem usar água na limpeza do motor. Lembrando que o motor deve estar sempre frio!

  1. Se o motor do seu carro não pode ser lavado com água use uma escova para retirar a sujeira mais grossa, e um pincel e escova de dentes para as partes menores.
  2. Caso o motor do seu carro possa ser lavado, utilize um jato de água para retirar a sujeira superficial e uma escova ou pincel para tirar a sujeita mais pesada. Por fim, ligue o motor para que seque mais rápido.