Por que trocar o óleo do motor?

Nós já explicamos aqui a importância do óleo do motor para o seu carro. No entanto, manter esse lubrificante em dia é mais importante ainda para a performance e conservação do veículo.

 

Como assim?

 

A troca deve ser feita porque, com o tempo, os elementos químicos do óleo são destruídos ou ficam presos em outras partes do motor; além disso, enquanto eles atuam na proteção do motor, vão se decompondo e diminuindo sua capacidade de atuação. Por isso é extremamente importante respeitar o tempo de uso do óleo e fazer a manutenção periódica necessária para evitar problemas.

 

Quando devo trocar o óleo?

 

troca de oleoSimples. Você deve consultar o manual do proprietário que vem com o carro a fim de verificar as informações técnicas correspondentes ao modelo de seu veículo.

 

O ideal é que a troca do óleo seja feita a cada 5 mil quilômetros e, para realizar o procedimento você dever ir até um posto de gasolina, concessionária ou mecânico de confiança.

 

Fique atento! Nunca complete o nível de óleo e sim troque-o por completo. Até porque normalmente o nível do óleo permanece sempre o mesmo. Se por acaso você notar que o nível baixou, vá até o seu mecânico de confiança e verifique o que está ocorrendo. É provável que haja algum tipo de vazamento.

 

Fique atento e não esqueça dos prazos. Ter um carro com segurança e bom desempenho depende exclusivamente dos cuidados que tomamos com ele.