Para que serve o óleo do motor?

Você sabe qual a finalidade do óleo do motor de seu carro e por que é tão importante mantê-lo em dia? Não? A Itaro te explica.

 

O óleo do motor têm quatro funções básicas que te provam porque ele é essencial para garantir o bom funcionamento do seu carro.

 

oleo para motorFundamentalmente, o óleo tem como função primária lubrificar as partes do motor, diminuindo o atrito entre as peças e evitando problemas – como o desgaste excessivo das partes, por exemplo.

 

Além disso, ele é responsável por manter a temperatura do motor estável, deixando-o limpo e retirando as possíveis partículas geradas na combustão. Essas partículas ficam suspensas no óleo, evitando que se acumulem e formem uma crosta que prejudique o bom funcionamento do motor. O óleo também funciona como agente de vedação, impedindo que o lubrificante saia do sistema e que elementos externos entrem e o contamine.

 

Lubrifica, mantém a temperatura, limpa, protege contra a corrosão e veda. Anotou? Agora é só consultar o manual do proprietário do seu carro para saber qual o tipo de óleo que deve ser utilizado.