Off-road 4×4: 3 dicas para garantir a melhor tração

Quando se fala em veículos off road 4×4, é imprescindível o cuidado com a tração. Afinal, os modelos 4×4 foram projetados justamente para oferecer o benefício da força capaz de superar obstáculos.

 

Aqui vão três dicas que certamente irão ajudar você a garantir sempre a melhor tração em suas aventuras off road.

 

Escolha um pneu off road 4×4 de acordo com suas necessidades

Pneus off road

 

Da mesma maneira que um maratonista escolhe seu tênis de acordo com o tipo de competição ou treino que irá fazer, o carro precisa dos calçados (pneus) certos para cada tipo de terreno.

 

Diante disso e antes de comprar pneus, você deve responder a seguinte pergunta: “onde irei rodar com minha 4×4?”.  Para essa questão, são esperadas duas 2 respostas:

 

1. Vou rodar em trilhas, passando por diversos tipos de terrenos

Neste caso, você precisa apostar nos pneus All Terrain (AT) – projetados para atender mais de um tipo de piso off-road. Porém, fique atendo a alguns detalhes:

 

– Escolha pneus com blocos mais espaçados na banda de rodagem caso você costume pegar chuva ou passar em solo úmido ou alagado. Esse tipo de pneu geralmente expulsa a sujeira com mais facilidade, permitindo melhor tração do seu off-road 4×4;

 

– Escolha blocos menos espaçados quando sua trilha for de terreno seco, de terra batida ou com pedregulhos na maior parte do tempo;

 

– Se você vai para o asfalto, troque os pneus. As consequências de usar um pneu off-road no asfalto são muitas: desgaste extremamente prematuro, ruído elevado, falta de aderência, aumento do consumo de combustível, redução da segurança para frenagem, etc. Se você vai precisar rodar no asfalto opte por um pneu misto, geralmente usado em SUV e pick-ups.

 

2. Vou rodar na lama

Neste caso, você pode optar pelos pneus Mud Terrain (Mud) – projetados para oferecer tração na lama. Esses modelos são ainda mais sensíveis ao asfalto, ou seja, não devem rodar em pista asfaltada. As consequências são as mesmas do modelos AT.

 

Esqueça a cidade, seja um piloto off-road 4×4

pneu off-roadÉ comum iniciantes do mundo off-road 4×4 usarem velhas manias da cidade e das rodovias. Em pistas fora de estrada, a condução é completamente diferente das zonas urbanas. Por isso, aqui vão algumas dicas para as aventuras off-road:

“Na descida, todo santo ajuda”. O ditado é verdadeiro, mas quando se fala de praticar trilhas com veículos 4×4, é imprescindível descer sempre engatado, a fim de preservar os freios e ter a tração garantida com rapidez nas retomadas. Essa dica é ainda mais valiosa quando uma descida é seguida de uma subida extremamente íngreme.

 

Conheça o torque (a força) do seu carro, mas sempre que acontecer de o veículo perder a aderência em uma subida, não se desespere e comece a acelerar compulsivamente o veículo. Evite que ele desça de ré (controle isso no freio) e mantenha uma aceleração crescente – que aumente a força gradativamente.

 

Busque apoiar pelo menos uma das rodas em pontos que gerem tração no solo. A vantagem dos veículos off-road 4×4 é justamente essa: uma roda bem posicionada faz seu veículo superar qualquer obstáculo. Se você está diante de muita lama em uma trilha cercada por árvores, por exemplo, não entre de “cara” no barro. Centralize o veículo, mas mantenha pelo menos duas rodas rodando próximo às árvores.

 

Prepare a suspensão, ela é o segredo da tração off-road

suspensãoUma boa suspensão, devidamente regulada, é o segredo para ter sempre a melhor tração com seu veículo off-road 4×4. Afinal, a suspensão é a principal responsável pela transferência de potência do veículo para o chão. Aqui estão nossas dicas para você não perder tração:

 

Amortecedores

Se você vai encarar trilhas pesadas, com muitos obstáculos, recomendamos 2 amortecedores por roda. Profissionais de Rally costumam usar marcas como Black Diamond, Koni, Donerre, Rancho, Fox, Pro Comp, Bilstein, boas marcas de amortecedores para off-road.

 

Molas

As molas tipo “heavy-duty” são uma excelente alternativa. Mas se o nível de dificuldade da trilha que você pretende encarar for alto, opte por um projeto diferenciado para cada roda, considerando o esforço que o veículo fará.  Teste conjuntos de molas diferenciados na dianteira, em relação à traseira.

 

Regulagem de altura

Esse é um ponto que somente você, motorista, poderá identificar e melhorar. Faça teste em pequenos obstáculos. Os batentes usados para “suspender” o veículo são os mais comuns e servem bem para regular com precisão sua suspensão. Contudo, é recomendável que um profissional faça essa regulagem.