Guia Itaro de viagem: o que revisar antes de pegar a estrada

o que revisar antes de pegar a estrada
 

Antes de pegar o carro e colocar o pé na estrada, é imprescindível checar se todos os itens do automóvel estão em perfeito funcionamento. A revisão do seu veículo antes de iniciar qualquer viagem, seja curta ou longa, não pode escapar da lista de obrigações, principalmente se você é um daqueles que não quer ter dor de cabeça durante os momentos de lazer.

 
Confira os itens que devem estar na lista para revisão:
 

Revisão dos PneusPneus

Verifique o nível de desgaste e se existem bolhas. Se os pneus estiverem com os sulcos medindo menos que 1,6mm, está na hora de trocá-los. Para se ter uma ideia, os produtos quando novos possuem sulcos medindo, em média, 8mm, para identificar esse desgaste você pode utilizar o indicador TWI. As bolhas, por sua vez, indicam danos irreversíveis na carcaça, fazendo com que os riscos de explosão cresçam consideravelmente, principalmente na estrada, onde o atrito com o asfalto aumenta a temperatura do material e a pressão interna.

Esteja atento ao balanceamento e ao alinhamento. A dica é observar se o volante está vibrando e se há desequilíbrio direcional, se sim, é hora de mandar o carro para o balanceamento. Se o carro estiver puxando para um dos lados é hora de levá-lo para o alinhamento. Meça a pressão de todos os pneus e calibre-os. Não se esqueça do estepe, afinal, nunca se sabe quando ele será necessário.

 

Kit para trocar pneuTriângulo, macaco e chave de roda

Cheque o funcionamento de cada item e certifique-se que estão no carro antes de pegar a estrada. Deixe-os em lugares de fácil acesso, pois em casos de emergência serão muito úteis.

 

 

Suspensão do carroSuspensão

Nos dias que antecedem a viagem, fique atento a barulhos. Batidas secas ou ruídos podem indicar problemas na suspensão. Os amortecedores devem estar com a pressão regulada para garantir estabilidade, além disso, dê atenção especial às buchas e possíveis vazamentos no sistema.

 

 

 

 

Fluídosverificar óleo

Os fluídos não devem passar em branco na checagem do veículo. Verifique o nível, a validade, o filtro e se existem vazamentos, de todos os fluídos. Na lista não podem faltar: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluído de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex). A dica é adiantar a troca de filtros se o prazo de validade estiver se aproximando.

 

 

bateria de carroBateria

Para não ter dor de cabeça, seja atencioso com a bateria, principalmente se o carro demorar para dar partida, isso pode ser um sinal de bateria fraca. Utilize um voltímetro para medir a carga do item e observe se os terminais estão limpos. Se esses locais apresentarem algum tipo de corrosão, use uma escova de aço e uma lata de refrigerante de cola para limpar; faça isso com o carro desligado e a bateria desconectada.

 

 

 

palheta vidro carroSistema de limpeza dos vidros

Confira o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Teste os limpadores e desembaçadores. Em carros que não possuem ar-condicionado, separe um pano de algodão e um spray anti-embaçante na mala.

 

 
 
 

filtro de arFiltro de ar

Verifique a quantidade e a coloração da poeira recolhida pelo filtro. Se ela for, majoritariamente branca, é provável que o item esteja funcionando bem. Se a coloração estiver escura, próximo ao preto e marrom, substitua o filtro por um novo.

 

 
 
 
 
 

Luzespainel de farol do carro

Tarefa fácil e que ajuda muito em viagens noturnas: checar as luzes do automóvel; dentre elas: faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré, setas e inclusive a iluminação do painel.

 

 

 
 
 
 
 
 
verificar velas de carro

Velas e cabos

As velas devem ser examinadas a cada 10 mil km e os cabos trocados a cada 50 mil km. Falhas neste sistema podem comprometer outros componentes do carro.

 

 
 
 
 
 

Freiospastilha freio de carro

A revisão dos freios checa pastilhas, discos e tambores, cujo desgaste varia. No caso das pastilhas, lembre-se que elas exigem um período de assentamento que varia de 50 a 200 quilômetros. Com a resposta do sistema de frenagem um pouco mais lenta, é recomendado dirigir com mais cautela.

 

 

Mais dicas

 

Em caso de dúvidas, vá até um mecânico e realize a manutenção preventiva. Se o automóvel estiver assegurado, carregue consigo dados da seguradora. Não se esqueça: é importante que, além da revisão de itens técnicos, o motorista seja consciente e não abuse na direção.