O que causa o desgaste irregular dos pneus?

Diversos fatores podem provocar o desgaste irregular dos pneus. Entre eles, estão: peças desgastadas da suspensão e do chassi, rodas desalinhadas ou desbalanceadas, pressão de ar fora do recomendado e uso do veículo em condições extremas (sobrecarga, direção agressiva, uso em aplicação errada – por exemplo: usar pneus urbanos em trilha – etc.).
 

Exemplos de desgastes de pneus

Exemplos de desgastes mais comuns nos pneus.

Embora possa parecer improvável, o desgaste acontece mais comumente nos pneus traseiros de veículos de tração dianteira, provocado principalmente por desalinhamento das rodas. Esse tipo de problema  causa a redução da vida útil do pneu pela metade e acontece porque os pneus traseiros, quando não têm tração, sofrem geralmente mais resistência ao arrasto, ou seja, o veículo precisa exercer mais força para locomovê-los.

 

O ideal é o motorista estabelecer um período para revisão preventiva, que evite problemas mais graves, como o estouro dos pneus, por pneus desgastadosexemplo. No caso de alinhamento e balanceamento, o recomendado é que sejam feitos a cada 10.000 km rodados. Nesse mesmo período, faça o reaperto da suspensão. A calibragem deve ser feita semanalmente e a verificação de outras peças, em um período de, no máximo, a cada 5.000 km rodados ou sempre que houver alteração na direção ou barulhos incomuns naquela região.