Guia de compras: Subwoofer e woofer

Nossos especialistas prepararam um guia de compras para ajudar você a escolher seus woofers e subwoofers, dando dicas e mostrando alguns exemplos práticos de como integrá-los ao seu projeto de som automotivo.

Diferenças entre subwoofer e woofer

Subwoofer

  • Reproduz frequências entre 20 e 1500Hz
  • Disponível em tamanhos de 8” até 18” polegadas
  • Encontrado com potências de 50W até 6000W RMS

O subwoofer reproduz as frequências mais baixas do som, como os graves e subgraves. São sons como o do contrabaixo, baixo eletrônico e bumbo de bateria. Frequências estas que podem ser melhores sentidas do que ouvidas, comumente chamadas de “batidas” da música.
Os subwoofers automotivos são geralmente utilizados em projetos que visam mais qualidade do que alcance em distância para o som. Projetos feitos para ambientes fechados, como carros ou dentro de cômodos, tendo uma batida perceptivelmente mais macia que os woofers.

Woofer

  • Reproduz frequências entre 50 e 4500Hz
  • Disponível em tamanhos de 6” até 18” polegadas

Os woofers reproduzem frequências mais altas que os subwoofers, são os graves e médios graves, como bumbo, tambor, parte do piano, parte do baixo e da guitarra. Por isso, tem uma propagação de som de maior alcance. São utilizados em projetos montados para festas e eventos de grande porte, e em projetos automotivos, para sistemas destinados a tocar “pra fora”. Um woofer tem uma batida mais seca do que a de um subwoofer.

Como escolher um woofer ou subwoofer

Agora que entendemos as principais diferenças entre um woofer e um subwoofer, vamos entender os 3 principais fatores e situações que levarão você a escolher um, o outro ou os dois. Para isso, você precisa ter em mente:

 

  1. Para qual situação este projeto será utilizado (uso): conforme já vimos, woofer e subwoofer são utilizados para projetos de som automotivo com diferentes objetivos, em suma, uma das maiores diferenças é o espaço que o som irá atingir em propagação. Se você procura um alto falante para um espaço fechado e pequeno, você certamente precisa de um subwoofer. Caso você pretenda fazer festas e ouvir música em um espaço aberto, o seu som automotivo precisa de um woofer.
  2. Espaço disponível em seu veículo (litragem): Woofers e subwoofers podem variar bastante de tamanho. Indo desde 6” até 18” polegadas, ou de 20L até 120L, podendo ocupar uma parte, ou mesmo o porta-malas inteiro.
  3. Valor que você pretende gastar (preço): Quanto maior e mais potente o woofer ou o subwoofer, mais caro vai custar ele e o módulo que será necessário para o mesmo. Então é importante que você esteja ciente do seu orçamento, até mesmo para planejar e montar o melhor som automotivo pra você.

Exemplos práticos de um projeto de som automotivo

Básico
Um som automotivo básico, irá abranger o uso apenas para distração de dentro do veículo, sem máxima qualidade e altura. Os componentes necessários são: um subwoofer de aproximadamente 200W á 250W RMS, com módulo amplificador compatível. Ex: Subwoofer Selenium Flex 12sw14a 2+2 Dvc e o Amplificador Taramps Ts400x4 400w Rms 2 Ohms 4 Canais.

 

High-end
Este projeto visa uma excelente performance para dentro do veículo, tanto em qualidade como em altura do som. Será necessário um subwoofer de 500W até 800W RMS aproximadamente, kit 2 vias e módulo amplificador compatível para estéreo e para mono. Ex: Subwoofer 12″ Selenium Matador 12sw10a DVC 2X4 Ohms,  Kit 2 vias 6″ JBL Selenium 62V5A 50W RMS, com um Amplificador Taramps TS 600×4 2 Ohms (estéreo) e Amplificador Stetsom CL500HE 120W Rms 2 Ohm (mono).

 

Trio
O projeto de som automotivo de trio-elétrico não precisa de muitas explicações, o nome já fala por si só. Esta opção tem como foco a propagação do som para fora do carro, em longa distância e ambientes abertos. Para isso, serão necessários os seguintes componentes: woofer de aproximadamente 1000W RMS, drive e super tweeter, módulo amplificador compatível estéreo e mono. Ex: Woofer 1000W RMS, Driver Selenium D250Trio 200W RMS 8 Ohms, Super Tweeter Selenium JBL ST400 Black 150W RMS, Amplificador Taramps Hd 1200 1200w Rms 1 Canal 2 Ohms (estéreo) e Amplificador Taramps Ts400x4 400w Rms 2 Ohms 4 Canais (mono).

 

Para que você consiga tirar o máximo proveito do seu woofer ou subwoofer, temos mais 3 dicas pra você anotar:

 

Caixa acústica (dutada e selada): aumenta o rendimento do woofer e do subwoofer, em relação ao mesmo sem a caixa. Seu formato faz com que as ondas de som sejam refletidas e direcionadas, diminuindo seu cancelamento. Podem ser dutadas ou seladas. Leia mais sobre Caixa acústica.

 

Potência (RMS e PMPO): A potência é medida por Watts e apresentada de duas formas, RMS e PMPO. O RMS mostra a potência média do alto-falante e o PMPO mostra a potência máxima obtida pelo alto-falante. Aprenda mais sobre Potência de alto-falante.

 

Impedância (Ohms): É a resistência de um circuito á passagem de corrente elétrica. É medida em Ohms. Deve ser igual entre os alto-falantes e os módulos amplificadores, para que seja obtido o máximo resultado de ambos. Entenda tudo sobre Impedância.

 

Sobrou alguma dúvida? Quer dar sua opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui em baixo. Nossa equipe de especialistas ficará feliz em ajudar!