Guia de compras: Módulo Amplificador

Se você tem planos de ter um bom som no seu carro, certamente precisará de um bom amplificador. A qualidade sonora do seu projeto depende, em grande parte, de qual equipamento vai potencializar os sinais sonoros.

 

Isso mesmo, o amplificador nada mais é senão um equipamento que, como o próprio nome sugere, amplifica o sinal recebido e o retransmite com a potência adequada para cada alto-falante.

 

Por ser um equipamento tão importante, preparamos, com as dicas do time de especialistas da Itaro, este guia de compra para amplificador. Afinal, queremos que você faça a sua melhor escolha e tenha o melhor som no seu carro.

 

Apenas um pequeno detalhe: o que chamamos aqui de amplificador também é conhecido como módulo ou potência de som.

 

Atualmente no mercado brasileiro, é possível encontrar 4 tipos de amplificadores Booster, Mosfet, Híbridos e Digital.

 

Boosters (não estamos falando da marca): Esse tipo de amplificador é indicado para projetos de som que buscam melhorar apenas a qualidade do som interno no carro, pois são de certa forma limitados. Isso porque ele conta com transformadores de energia para transmitir a potência necessária para cada alto-falante, o que faz o equipamento consumir muito a bateria e esquentar com rapidez. É um tipo de amplificador que transmite razoavelmente as frequências médias, mas não reforçam muito bem os graves. Sua vantagem está apenas em ser mais barato do que outras classes de amplificadores.

 

Mosfet: Ideal para quem tem pouco espaço para instalação, esse tipo de amplificador é menor do que os amplificadores boosters. Além disso, a resposta de frequência de um amplificador mosfet é mais extensa que o booster, ou seja, o som é amplificado por completo. Outro diferencial do mosfet é a entrada RCA, que é mais tradicional e tem melhor qualidade de transmissão. Com isso, os amplificadores mosfet acabam sendo mais caros do que os boosters. Outro ponto de desvantagem é que esse tipo de amplificador não é indicado para sistemas de alta potência.

 

Híbridos: Os amplificadores híbridos são simplesmente boosters otimizados. Eles contam, por exemplo, com entrada de sinal de áudio via RCA. Eles são mais baratos do que os boosters tradicionais. Porém, o consumo de energia continua sendo seu ponto negativo.

 

Amplificadores Digitais: São os melhores e mais modernos amplificadores do mercado. Ideais para alta potência. E o melhor: existem versões que podem ser usadas em projetos de potências menores também. Não esquentam e consomem menos energia. Os amplificadores digitais contam com todas as vantagens dos modelos mosfet, porém com mais eficiência da amplificação dos sinais sonoros. Sua única desvantagem são os componentes mais caros para reposição.

 

Qual marca é melhor?

No mercado automotivo, há diversas marcas de amplificadores. No entanto, existem aquelas mais queridas entre os amantes do som automotivo e de mecânicos instaladores. Em conversas e pesquisas em fóruns especializados é possível notar a preferências pelas marcas: Taramps, Stetsom, Booster e Pyramid. Com certeza, essas são as marcas prediletas daqueles que curtem um bom som em seu carro, mas com custo acessível.

 

O que é impedância

A impendância é faz toda a diferença no seu módulo amplificador. Para que se tenha o máximo desempenho dos equipamentos do seu som automotivo, é necessário que a impedância entre os equipamentos seja compatível. Com impedância dos alto-falantes igual à do amplificador é possível extrair toda a potência fornecida por ele. Com impedância dos alto-falantes superior à do amplificador, este não irá obter todo o seu desempenho. E, no caso contrário, quando a impedância do alto-falante for menor que a mínima do amplificador, poderão haver danos aos produtos. Por isso observe a impedância dos seus alto-falantes antes de escolher o seu amplificador.

 

Alguns dos principais modelos

 

Taramps

Amplificador Taramps HD 3000: Equipamento completo. Possui 1 canal, e potência de 3000W  RMS com crossover com filtro embutido. Conta com design moderno com acabamento ABS nas laterais o que dá segurança na instalação. [Digital]

 

Amplificador Taramps T10.0KW: Equipamento top de linha. Projetado para integrar sistemas de alta voltagem e vários equipamentos em linha. Possui até 10.000W RMS de potência, conta com cooler integrado, proteção contra curto, além de entrada para monitor. [Digital]

 

Stetsom

Módulo Amplificador Stetsom 2K5 EQ: Projetado exclusivamente para os amantes de som automotivo que não abrem mão da qualidade. Possui 2500W RMS de potência, 1 canal e crossover ativo. Conta ainda com recurso Over Clip, que aciona o Led Clip com 15% a mais de potência final. É indicado para projetos médios de som. [Digital]

 

Amplificador Stetsom Vulcan 9K EQ: Projetado para quem busca aumento de potência sem perda de qualidade. Possui entrada de sinal RCA com ótima resposta de frequência. É indicado para grandes projetos de som e competição. Possui 9.000W RMS de potência, 1 canal e 2 ohms de impedância. [Digital]

 

Booster

Amplificador Ba-4610d Stereo 4800w Powertwo: Equipamento de qualidade para quem busca excelência sonora. Possui 2 canais e conta com 4800W RMS de potência com 2 ohms de impedância. [Mosfet]

 

Pyramid

Módulo Pyramid Pb-3000d Digital 3600w: Equipamento de qualidade com tecnologia D (digital) indicado para quem procura um som com potência e qualidade. Possui design diferenciado e entrega até 3600W RMS de potência. Possui 2 ohms de impedância. [Digital]