Guia de compras: Alto-falantes

No universo do som automotivo existem vários tipos de alto-falantes, que podem compor diversos tipos de projeto de som automotivo, e por isso, é normal se perder no meio de tantos nomes e definições. Pra te ajudar, os especialistas da Itaro montaram um Guia de Compras sobre Alto-falantes. Então, sempre que aparecer uma dúvida sobre alto-falantes, é só dar um pulo aqui!

 

Antes de tudo, o que são alto-falantes automotivos e como funcionam:

 

Os alto-falantes automotivos são responsáveis por receber sinais elétricos, vindos de um módulo amplificador ou diretamente da unidade central, e transformá-los em ondas sonoras. Através de vibração, eles reproduzem as frequências, que vão desde os sons mais graves até os sons mais agudos, e por isso, existem diversos tipos de reprodutores (alto-falantes), cada um com uma característica diferente e montado para reproduzir uma faixa especifica de frequência e tom.

 

Principais alto-falantes automotivos – frequência (Hz), tom, tamanho e onde instalar:

 

 

 


 Mid-bass Mid-range e Full-range

⇒ Mid-bass, Mid-range e Full-range

 

Estes alto-falantes raramente são vendidos separadamente. Na maioria das vezes eles são adquiridos através de um Kit Duas Vias, um Coaxial ou um Triaxial, que são conjuntos de alto-falantes, montados e vendidos desta maneira pois assim podem alcançar a maioria das frequências do som, através de diferentes alto-falantes, podendo então reproduzir a maioria dos elementos sonoros com autenticidade.

 

Mid-bass

Frequência: entre 60 a 5500Hz.

Tom: reproduz médios-graves e graves, ou seja, as vozes e a maioria dos instrumentos.

Tamanho: de 6” até 8” polegadas.

Onde instalar: geralmente instalados na parte da frente do carro, nas portas, ou em “pezinhos”.

 Mid-range

Frequência: entre 200 a 3500Hz.

Tom: médios-altos e agudos-baixos, indicados principalmente para reprodução de vozes, porém conseguem trabalhar bem na reprodução de alguns instrumentos de faixa semelhante.

Tamanho: entre 3” até 6” polegadas.

Onde instalar: na parte da frente do carro, nas portas, ou em “pezinhos”, assim como o mid-bass.

 

 Full-range

Frequência: de 100 a 12000Hz.

Tom: parte dos graves, médios e agudos, cobrem a maioria das faixas audíveis, por isso, reproduzem vozes e a maioria dos instrumentos musicais.

Tamanho: de 4” até 6” polegadas.

Onde instalar: na parte da frente do carro, nas portas, ou em “pezinhos”, assim como os anteriores.

 

 Subir ↑


 Tweeter

Tweeter

 

Este alto-falante é responsável pela reprodução do efeito estéreo (faixa de frequência das vozes), e tem uma característica sonora que transmite a sensação de distribuição espacial da música no ambiente, conhecido como “efeito palco”. Geralmente é adquirido no Kit Duas Vias.

 

Frequência: 5000Hz em diante.

Tom: reprodutores de tons agudos, os tweeters são especialistas na reprodução das vozes.

Tamanho: 0,5” até 3” polegadas.

Onde instalar: geralmente na parte da frente do veículo, se possível no painel, nos cantos e voltados para cima, para melhor aproveitamento da distribuição espacial do som (“efeito palco”).

 

Existem também os Super Tweeters, que são maiores e mais potentes, sendo utilizados em projetos de som do tipo Trio Elétrico.

 

 Subir ↑


Corneta

 

Driver e Corneta

 

Assim como os tweeters, os drivers e cornetas foram desenvolvidos visando as frequências mais altas do som, porém, diferente do tweeter, os drivers e cornetas são utilizados em projetos que visão a propagação do som para longas distâncias, conhecidos como projetos de som “pra fora”, como trios elétricos. As cornetas sempre vão acopladas aos drivers (conforme ilustração), para que o som possa atingir uma longa distância.

 

Frequência: 500 até 10000Hz.

Tom: Agudo (vozes).

Tamanho: 0,5” até 3” polegadas

Onde instalar: no porta malas do veículo, voltados para fora.

 

 Subir ↑


 Subwoofer e Woofer

Woofer e Subwoofer

 

Estes alto-falantes reproduzem as faixas audíveis mais baixas, que são os graves, subgraves e médio graves, como  contrabaixo, baixo eletrônico, bumbo, tambor, parte do piano, parte do baixo e da guitarra. São as famosas “batidas” das músicas. Usados tanto em projetos de som automotivo que visam qualidade sonora para dentro do veículo, como também em projetos de som automotivo de tipo trio elétrico.

 

 Woofer

Frequência: 50 até 4500Hz.

Tom: Graves e médios graves, como por exemplo bumbo, tambor, parte do piano, parte do baixo e da guitarra.

Tamanho: 6” até 8” polegadas.

Onde instalar: no porta-malas do veículo, voltado para a parte de fora, para alcançar melhor qualidade em projetos de trio elétrico.

 

 Subwoofer

Frequência: 20 até 1500Hz.

Tom: Graves e subgraves, como por exemplo como o do contrabaixo, baixo eletrônico e bumbo de bateria.

Tamanho: entre 8” e 18” polegadas.

Onde instalar: no porta-malas preferencialmente, ou em casos específicos, como em caminhonetes, embaixo ou atrás do banco.

 

Como sabemos que os alto-falantes woofers e subwoofers geram bastante curiosidade e são muito utilizados em projetos de som automotivo, fizemos um Guia de Compras só pra eles. Lá temos mais informações, dicas e exemplos de uso. Então, se você quiser se aprofundar um pouco mais no assunto, dá uma olhada no nosso Guia de Compras: Woofer e Subwoofer.

 

 Subir ↑


 

Principais kits de som automotivo

 

Os alto-falantes automotivos são muitas vezes comercializados em forma de kits, que são vendidos desta maneira pois, por agruparem mais de um tipo de alto-falante automotivo, conseguem responder a mais de uma frequência ou tom sonoro, reproduzindo assim com melhor autenticidade a maioria dos sons.

 

 


 Coaxial e Triaxial

Coaxial e Triaxial

 

O Coaxial e o Triaxial são kits de alto-falantes que englobam a maioria das frequências audíveis, podendo ser usados sozinhos, em um projeto de som automotivo básico, ou para compor um projeto de som automotivo mais completo. O Coaxial é composto de 2 alto-falantes e o Triaxial de 3 alto-falantes.

 

 Coaxial: composto geralmente por um woofer e um tweeter

Frequência: entre 50 e 20000Hz.

Tom: por trabalharem com um woofer e um tweeter, alcançam desde os tons mais graves até os mais agudos.

Tamanho: varia de 4” até 8” polegadas, incluindo o formato oval de 6” x 9” polegadas.

Onde instalar: são vendidos originalmente em muitos modelos de veículos, na maioria das vezes instalados nas portas, laterais traseiras ou no tampão.

 

 Triaxial: composto geralmente de um woofer, um mid-range e um tweeter

Frequência: entre 50 e 20000Hz, assim como o coaxial.

Tom: por conter mais de um alto-falante, destinado a reproduzirem tons diferentes, conseguem atingir desde os tons agraves até mesmo os tons agudos, assim também como o triaxial.

Tamanho: varia entre 6″, 6″x 9″ e 8″ polegadas.

Onde instalar: na maioria das vezes instalados nas portas, laterais traseiras ou no tampão, geralmente nos locais originais.

 

 Subir ↑


 Kit Duas Vias

Kit Duas Vias

 

Assim como os outros kits de alto-falantes automotivos, o Kit Duas Vias contém dois reprodutores de áudio que tocam frequências diferentes, um alto-falante mid bass (reproduz sons médios) e um tweeter (reproduz frequências agudas).

 

A principal diferença do Kit Duas Vias par os outros kits de alto-falantes automotivos é a divisão de frequência, feita pelo crossover, que envia os sinais separadamente para cada um de seus alto-falantes, fazendo com que os mesmos trabalhem apenas com as frequências das quais são construídos para reproduzir, trazendo assim mais autênticidade ao som. O Kit Duas Vias é especialista na reprodução de som estéreo, dando uma característica sonora que transmite a sensação de distribuição espacial da música no ambiente, o chamado “efeito palco”.

 

Frequência: 60Hz em diante, em decorrência de ser composto de um mid-bass e um tweeter.

Tom: médios e agudos.

Tamanho: mid-bass de 6” até 8” polegadas e o tweeter de 0,5” até 3” polegadas.

Onde instalar: na parte da frente do carro, geralmente na porta, podendo o tweeter ser instalado no painel para a melhor propagação do som.

 

 Subir ↑


 

 

Continua com alguma dúvida sobre alto-falantes ou acha que faltou completar com alguma informação? Deixe sua comentário/opinião ai em baixo. Nossos especialistas ficarão felizes em ajudar! 😉