Saiba como escolher pneus off-road

Está precisando comprar pneus novos para uso fora de estrada? Aqui vão algumas dicas importantes sobre os pneus off-road.

Se você está buscando apenas encontrar pneus grandes para sua caminhonete, picape ou SUV, está pesquisando errado. Existem algumas coisas que você provavelmente deve saber antes de comprar um pneu off-road, principalmente para uso em trilhas.

A verdade sobre pneus off-road “borrachudos”

Pneus off-roadSe você passará por duna de areia, terrenos rochosos, lama, ou quaisquer outras atividades off-road, é importante entender exatamente por que você precisa de um conjunto de pneus fora de estrada correto.

Um equívoco comum é que são precisos pneus de caminhão para uma melhor tração em terreno acidentado. Embora esta hipótese faça sentido, não é totalmente correta.

É verdade que o pneu off-road grande, quase que um pneu de caminhão, pode fornecer alguma tração adicional em condições fora de estrada, mas há melhores e mais eficientes maneiras de melhorar a tração do que simplesmente aumentar o volume de borracha.

Se a tração é a sua principal preocupação, um grande diferencial é optar pelos pneus Mud Terrain (MT) – que são projetados para oferecer tração na lama – ao invés de escolher um All Terrain (AT) – projetado para atender mais de um tipo de piso off-road.

Quando mudar as medidas do pneu é uma boa ideia

Pneus off-road O uso de um pneu com perfil ou aros maiores é importante apenas para aumentar a altura e a distância do seu carro para o solo. Escolher um pneu maior é bom apenas quando você precisa trafegar em locais que exigem um veículo alto, como trilhas em florestas, terrenos com pedregulhos, entre outros obstáculos grandes.

Vale lembrar que o uso de um pneu diferente do original pode requerer mudanças no veículo, como aumento da suspensão, por exemplo. E veículos 4×4 tende a precisar de adaptações ainda mais pontuais, já a mudança é sentida na direção. Isto é, o motorista de um modelo 4×4 pode sentir mudanças drásticas de tração (nas retomadas de aceleração) e estabilidade, quando passa a usar pneus maiores do que os originais de fábrica.