Dicas para limpar o seu carro e economizar água

Não é mágica, apesar de parecer. Comprovadamente, é possível limpar seu carro usando, no máximo, um litro de água. Ou menos. Existem algumas artimanhas que podem ajudar a manter o carro minimamente limpo.

Dry wash

lavagem a secoTrata-se de uma lavagem conhecida comercialmente como “lavagem a seco” – dry wash, em inglês. A prática importada é ecologicamente correta e conquista cada vez mais donos de automóveis no Brasil.

 

A ”ecolavagem” (como ficou conhecida aqui) é uma técnica de limpeza de veículos que reduz drasticamente o uso de água e limpa os carros com produtos biodegradáveis através de esponjas ou flanelas específicas. Os produtos utilizados são à base de cera de carnaúba, silicone e tensoativos, elementos que partem as moléculas da sujeira.

 

A ecolavagem é feita por partes, com produtos específicos para cada superfície do carro:

 

  • Partes internas do carro (estofado, painel e motor)
  • Vidros
  • Lataria
  • Rodas
  • Pneus

Pano Multiuso

Em tempos de racionamento de água, principalmente em cidades como São Paulo, a Itaro indica o pano multiuso em microfibra para limpar o seu carro sem precisar sair de casa. Com ele, você pode limpar até o filtro de óleo do seu carro, poeiras e detritos no interior e nos bancos e ainda usar o mesmo pano para limpar janelas ou espelhos do carro sem deixar nenhum resíduo.

 

Ao invés de limpar e deixar sujeiras e manchas, a microfibra do pano multiuso sustenta os resíduos até que você a enxague. Trata-se de um tecido composto de fios pano multiuso em microfibra para limpar o seu carro de poliéster extremamente finos (100 vezes mais finos que um cabelo humano) e tão pequenos que podem limpar sujeiras que outras fibras não conseguiriam.

 

O pano multiuso aguenta até 6 ½ vezes seu peso em água, economizando muito na limpeza. Seu efeito é similar a uma micro raspagem, porém, claro, sem riscar a superfície a ser limpa, eliminando a necessidade de usar produtos químicos.

 

Quando seco, passe o pano multiuso é aplicado suavemente na superfície a ser limpa. Ele se tornará estático, atraindo o pó e a sujeira. Quando úmido, ele remove sujeiras e gorduras mais difíceis.

Para manter seu carro limpo por mais tempo

A melhor dica é: não espere sujar. Não deixe chegar ao ponto de poder chamá-lo de sujo – quando algum pedestre acaba de solidarizando e escrevendo “LAVE-ME” traçado com o dedo na poeira.

 

polimentoPasse cera

É um investimento que compensa. Encerar seu carro ocasionalmente torna a limpeza cada vez mais fácil.

 

Aspirarlimpar os bancos de tecido

Uma ótima dica é usar um aspirador de pó para tirar as poeiras mais grossas da parte inferior do piso do carro, embaixo dos tapetes e em pequenos vãos, onde a sujeiras ficam impregnadas.

 

evite comer no carroEvite comida

Para algumas pessoas isso é quase impossível. Mas é a melhor forma de evitar migalhas e manchas que inevitavelmente se seguem.