12 dicas para seu carro economizar combustível

Infelizmente, a gente sabe que tem carros que “fumam” e gastam muito combustível. Óbvio que o tipo de gasolina que você usa conta, mas, além disso, há várias coisas que é possível fazer para economizar, tanto no bolso, quanto no uso do carro.

Um exemplo: em carros menos econômicos, com melhor uso tanto na direção, como na manutenção do carro, é possível reduzir em até 35% o consumo de combustível.

Se você quer economizar no fim do mês e ao mesmo tempo fazer seu carro ter um desempenho melhor, aqui você vê algumas dicas simples, que poderão fazer que carro ande mais e melhor, gastando menos.

01. Carros econômicos

Para economizar, nada melhor que comprar um carro econômico. Carros com motor blue motion, que são mais eficientes, carros movidos a diesel, elétricos e híbridos são as melhores opções para economizar. No final o custo maior na compra compensa na hora de abastecer.

 

02. Uso de ar-condicionado

ar condicionado carroUsar com menos frequência o ar-condicionado é fundamental, pois ele é responsável por 20% no aumento de consumo de combustível. Para usar menos, você pode tentar estacionar na sombra e ligar apenas logo antes de chegar no destino, mesmo no verão. E lembre-se de usar um limpa ar-condicionado para que ele continue a funcionar bem com a mesma quantidade de energia.

03. Veículo pesado

Para evitar acúmulo de peso desnecessário, evite andar com muita coisa todo tempo. Quanto mais peso, mais força o carro precisa fazer para andar e mais combustível ele gasta.

velocimetro04. Não tão rápido

Quanto mais rápida a velocidade do carro, maior é a resistência do ar e mais força o carro precisará fazer para andar, o que acaba consumindo mais combustível. Isso se aplica geralmente para quem anda na estrada acima de 100 km/h.

05. Aerodinâmica

Outra dica sobre resistência do ar: quanto menor ela é, mais facilmente o carro anda sem precisar fazer tanta força. Para facilitar, você pode instalar acessórios como aerofólio que, além de ser útil, deixa seu carro com um toque esportivo.

06. Troca de marcha

Não é segredo para ninguém que isso deve ser usado bem, como descer uma ladeira com o carro engrenado sem acelerar e trocar de marcha quando o carro “pedir” potência. O tempo certo para a troca geralmente vem no manual do usuário do carro.

07. Muito trânsito

É válido evitar lugares com muitos semáforos, pois andar muito com marchas baixas faz o carro consumir mais combustível. Se não conseguir evitar esses trechos, fique atento para não frear bruscamente ou retomar a velocidade muito rapidamente.

08. Calibragem de pneus

calibragem dos pneusSe o pneu não estiver devidamente calibrado, o atrito com o chão aumenta e faz com que o carro precise usar mais força para andar, então gasta mais combustível. Isso também acontece se o carro estiver desalinhado ou não estiver balanceado corretamente. Escolha pneus que tenham menor resistência ao rolamento, para que ajudem seu carro a andar mais e gastar menos.

 

09. Carros menores

Com menor peso o carro não precisa gastar tanta energia para andar, isso se deve ao menor peso do carro, logo, não precisa de tanto combustível. Mas, lembre-se que essa opção é para quem não se importa em andar com mais tranquilidade sem “arrancar” com muita velocidade.

10. Limpeza de filtro de ar e troca de óleo

verificar óleoPara saber o tempo certo para fazer a troca de ambos, veja mais no manual do carro e escolha o óleo de motor certo para seu veículo. Isso previne desgaste das peças e permite que o motor fique sempre com quantidade boa de ar e que suas peças internas móveis fiquem sempre lubrificadas para fazerem sempre o menor esforço possível e então, gastar menos combustível.

11. Combustível correto

Dependendo do tipo de combustível, ”premium” ou não, seu carro pode acabar gastando mais energia para fazer os mesmos trajetos. Então e sempre bom ficar de olho no que os postos anunciam e ver no manual do carro o mais aconselhável.

12. Acessórios eletrônicos

Lembre-se de usar os dispositivos, como DVD ou CD player, limpador de parabrisa, ar condicionado ou sistema de ventilação interna e externa, tudo isso e outros podem gastar mais energia, por isso, é importante ficar atento ao tempo de uso para não usar gastar mais combustível que o necessário.