Dicas para abastecer o carro com segurança

Quem nunca abasteceu o carro e sentiu que o frentista do posto estava colocando mais gasolina do que deveria? Você está ao volante e ouve aquele “clique” da bomba, mas a gasolina continua sendo forçada para dentro do tanque. Não parece que há algo errado?

 
abastecer-carro
 

Se você respondeu sim, acertou. Colocar combustível além do limite estabelecido pelo fabricante do carro é uma prática errada e muito perigosa que geralmente acontece pelo simples fato do frentista querer “arredondar” o valor que será pago no caixa.

 

A raiz do problema

 

Abastecer além do limite é prejudicial ao carro pois afeta diretamente o funcionamento de um filtro chamado cânister. Esse filtro tornou-se obrigatório no Brasil em 1989 pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (Proconve), e desde então tem como função controlar a emissão de evaporação dos combustíveis. Localizado próximo ao motor , o cânister é essencial para que o carro não polua o ambiente. Quando defeituoso, gera sérios problemas no sistema de injeção.

 

Para que o cânister funcione corretamente, deve haver um certo volume de ar dentro do tanque de combustível. Ao encher o tanque além da conta, esse “vácuo” some, neutralizando as funções do filtro.

 

Peça ao frentista que encerre o abastecimento assim que a bomba de combustível travar

 

frentista abastece o carroPara evitar dores de cabeça e gastos desnecessários com reparos no carro, é simples. Ao encher o tanque, solicite ao frentista que interrompa o abastecimento assim que a bomba travar. Agindo desta maneira, você evita problemas não só no cânister, mas em o sistema de gerenciamento do motor que será fortemente enriquecido pela mistura de ar-combustível.

 

Mas, como funciona a bomba? A bomba de combustível possui um mecanismo engenhoso que detecta – através do bico de injeção – o nível máximo que o tanque do carro comporta. Ao atingir esse limite, ela interrompe automaticamente o fornecimento. Se você tiver dúvidas sobre qual volume de combustível seu tanque comporta, consulte o manual do proprietário.