Dicas importantes sobre lavagem do motor

É perfeitamente normal que você preste mais atenção nas limpezas externa e interna do seu carro. Verificar a lataria para ver se não existem riscos, encerar, checar os pneus, hidratar os bancos de couro, aspirar o interior do veículo, entre outros procedimentos são comuns para a maioria dos motoristas. Contudo, uma parte essencial do carro também merece atenção. Estamos falando do motor! Sim, o motor também necessita de limpeza e cabe a você observar qual é o momento certo para que ela ocorra. Vale lembrar que o procedimento de limpeza do motor deve ser realizado somente por profissionais gabaritados, que cumprirão todas as normas a fim de que seu carro saia limpinho e funcionando.

 

limpeza do motorO que saber antes da lavagem do motor

 

Antes de levar o carro para fazer a lavagem de motor, é importante se atentar a alguns aspectos que farão toda a diferença no processo. Veja:

 

 

Antes de lavar

 

Antes de lavar, certifique-se que o motor do carro está frio. A água fria em contato com o metal quente pode causar sérios danos para o motor.

 

Periodicidade

 

Motores não são como a carroceria do seu carro,  por isso é importante fazer a limpeza apenas quando for realmente necessário. Não adianta encanar com limpeza extrema, pois o essencial aqui é o perfeito desempenho do motor. A lavagem tem apenas um efeito estético e, por isso, não vale a pena comprometer todo o funcionamento do veículo realizando um procedimento errado (com exceção aos carros que circulam diariamente em estradas de lama. Estes sim necessitam de lavagem periódica para um bom desempenho do motor).

 

Eletricidade e água

 

Partes eletrônicas podem sofrer danos durante o processo de lavagem. Jamais direcione o jato de água nas peças que não podem ser molhadas: módulo de injeção, caixa de fusíveis e corpo de borboleta. Atualmente há coberturas de plásticos com longa durabilidade que servem para fazer esse tipo de proteção de forma específica, fique atento!