Descubra quantas lonas tem o pneu do seu carro

Os pneus possuem, na parede lateral, as principais informações sobre sua construção, inclusive sobre o número de lonas e o tipo de material utilizado internamente para reforçar a borracha. Você já tinha reparado nisso?

 

Os materiais mais comuns, usados na fabricação de um pneu convencional, normalmente são inscritos da seguinte maneira, na parede lateral do pneu:

 

TREAD: 6 POLYESTER (2 STEEL + 2 NYLON)
SIDEWALL 2 POLYESTER

inscrições na lateral do pneu

 

Neste exemplo, a primeira linha de descrição informa que o pneu conta com seis telas radiais de poliéster, duas cintas de aço e duas telas de revestimento de fio de nylon. A segunda linha da descrição identifica que, em cada parede lateral, encontram-se duas lonas radiais de poliéster.

 

Muitos pneus de alta performance usam reforços circunferenciais acima das cintas de aço. Eles também têm as paredes reforçadas com tecidos ou pequenos cabos de aço, para aumentar a resposta de direção e estabilidade nas curvas.

carcaça-bandas-rodagem-pneu-lona-itaro-carro

 

O papel das lonas é garantir mais rigidez e dar forma ao pneu. São os materiais usados em cada camada interna que impactam diretamente no desgaste do pneu – um pneu bem reforçado e bem construído, evita de maneira eficaz o desgaste irregular. É a estrutura interna que permitem o pneu ter a elasticidade (ou resistência à deformação) certa durante as curvas, dando estabilidade e capacidade de retomada da velocidade ao veículo.

 

Sabendo disso, agora vale a pena ficar mais atendo às inscrições do pneu do seu carro e, na hora de comprar pneus novos, escolher bem o modelo, levando em consideração a estrutura interna.