Descubra a hora certa de trocar os pneus

Primeiro de tudo é preciso saber se os pneus ainda estão bons,ou seja, se ainda são seguros ou não. Isso você consegue fazer em casa com passos simples. Lembre-se que pneus também possuem data de validade e é importante trocá-los, pelo menos, a cada cinco anos, em média. Essa média é geralmente dada pelas fábricas, mas é super importante você ficar atento a possíveis pequenos acidentes que podem fazer seu pneu perder a credibilidade.

 

ponto de exclamação laranjaDica importante:

 

Não importa se você apenas vai para o trabalho de carro, se vai passear ou usa o carro para transportar cargas e outras coisas, sempre existe um pneu adequado para a utilização que você fará. Para saber mais sobre tipos de pneus basta olhar na página da Itaro clicando aqui e buscar o pneu certo de acordo com o que você precisa, seja maior frenagem, aquaplanagem, menor ruído ou outras características. Veja a medida de seu pneu na lateral da banda de rodagem e escolha o melhor para seu carro!

 

Faça o teste em casa e conheça a saúde de seu pneu

Para saber se seu pneu ainda está bem, é bom que você veja, pelo menos de mês em mês, como eles estão quanto ao tamanho e profundidade de sulcos (as riscas na banda do pneu).

 

Você pode fazer o teste da moeda de R$1:

 

testar desgaste dos sulcos do pneu

 

– Coloque a moeda no sulco. Se a parte dourada for coberta, o pneu está bom, se ela aparecer um pouco, ele está ficando careca e é bom você ficar atento, mas se ela aparecer quase que por completa, você deve trocá-lo rapidamente.

 

A cada 10 mil km rodados é importante fazer o alinhamento e o balanceamento dos pneus, isso garante conforto e segurança no volante, pois impede que o desgaste seja irregular por causa dos terrenos em que você andar ou por causa de alguma curva ou pequeno acidente que tenha sofrido. Aliás, sempre que acontecer alguma coisa diferente com seus pneus, anote, pois o mecânico deve saber na hora de alinhar.

 

Indicador TWI

Fique atento às barras entre os sulcos dos pneus, pois essas barras são indicadores de desgaste. Essas barras são conhecidas como TWI (há indicação por escrito na lateral do pneu de onde encontrá-las). Caso a altura das barras fique igual à altura dos sulcos, é sinal que seu pneu está careca, ou seja, precisa ser trocado.

 

Curiosidade:

 

Sulco do pneu

Os sulcos e as barras entre eles são desenhados especificamente para afastar água e garantir segurança em diversos terrenos, se ele fica liso e sem essas características, a capacidade de frear rapidamente e de aguentar andar por mais tempo em outros terrenos cai, e faz com que você acabe sofrendo acidentes.

 

Lembre-se de levar regularmente seu carro para revisão e fale com um mecênico de sua confiança para medir os sulcos de seus pneus com um paquímetro. Ele poderá te ajudar a saber como está a saúde de seus pneus.