Problemas com medidor de velocidade e de combustível: Por que acontecem e o que fazer?

O painel de instrumentos do seu carro fica descontrolado mesmo depois de abastecido quando você anda? O sinal da reserva do medidor de combustível continua acesso mesmo com o tanque está cheio? Se você notou algum problema do tipo em seu carro, é melhor procurar ajuda rápido, pois reparos no painel costumam ser caros.

 

É atípico, mas podem acontecer. Os mostradores, como o de velocidade, podem ficar sem os números e sinais, o que prejudica muito a vida do motorista urbano. A mesma coisa com o sensor do tanque reserva. Dentre as causas mais comuns, estão lâmpadas queimadas e erro na instalação de sensores. Em carros mais simples, como o Volkswagen Gol G5, a mão de obra na troca de lâmpadas e o custo das lâmpadas em si (de R$40 a R$60) não são caros, mas quando o carro possui uma tela completamente digital (o que é comum em carros fabricados a partir dos anos 2000), é possível que o problema esteja no módulo do painel, o que é pior, neste caso (O sistema usa bobina para transmitir informações de velocidade aos ponteiros, porém essas bobinas são caras e a mão de obra também).

 

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Modelo de Mostradores de Combustível e Velocímetros. À esquerda, analógico e à direita, o digital.

 

Atualmente, o sistema usado para fazer a medição do odômetro e do velocímetro é magnético, feito por fios finos (como os de telefone) ligados a sensores. Isso diminui o custo da troca e da peça, já que tonou-se mais simples fazer esse serviço, necessitando apenas fazer a substituição dos cabos. Os veículos mais antigos (fabricados até os anos 2000) possuem sistema analógico de medição, por isso estão propícios a falhas mais facilmente. No entanto, em casos de maiores falhas, é preciso averiguar outros componentes, como a boia do tanque de combustível. Assim, o serviço fica mais demorado e com maior custo. O procedimento consiste na troca da peça e na reprogramação desses componentes para que o mostrador fique regulado ao nível correto.

 

Mas fique atento! Se, por engano, for feita a troca dos componentes da injeção eletrônica é provável que haja problemas mais sérios. Isso acontece porque alguns casos a construção do tanque pode provocar defeitos mais complexos. Dessa forma, o veículo pode, por exemplo, apresentar o problema apenas quando está em uma subida. Nos carros Flex, é possível ainda que haja confusão entre a medição de gasolina e etanol.

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Exemplos de modelos de boias de combustível para carros populares.

 

Preste atenção aos sintomas na hora de recorrer à oficina.  Muitas vezes, trata-se apenas de um problema simples que pode ser resolvido trocando o marcador. Como o processo para averiguação pode incluir combustão, deve ser feito por profissionais. Procure por orientação especializada para sanar todas as suas dúvidas e, caso necessite efetuar reparos, conte com a Itaro para adquirir os melhores produtos.