Conheça os tipos de carroceria e escolha sua preferida

Se você está de olho em um carro novo, seminovo ou apenas quer trocar de carro, saiba o que cada tipo de carroceria tem de diferente a oferecer e qual se adapta melhor ao seu estilo de vida. Veja o post que a Itaro apresenta abaixo, onde explicamos melhor essa história.

Categorias de carros que você pode encontrar

Categorias de carrocerias

Se você já ouviu alguém falando sobre o que gostavam mais: “hatch mais bonito por ser compacto”, ou “sedan é bom para a família”, ou “SUV é bom para viajar”. Bom, se você ainda não sabe do que essas pessoas estavam falando, este post é principalmente para você. Essas pessoas se referiam aos tipos de carroceria dos carros. Para entender melhor, vamos mostrar exemplos práticos de como reconhecer para você ficar por dentro do assunto e sacar de primeira quando vir um na rua ou, quando quiser e puder, não comprar gato por lebre.

Sedan

A carroceria é uma das mais fáceis de serem reconhecidas, pois é divida em três volumes/compartimentos: o motor(na frente do carro), a cabine (onde ficam os passageiros) e o porta-malas (num compartimento separado). Quando você consegue dispor bem visualmente estes três compartimentos, quer dizer que se trata de um sedan. Geralmente, este tipo de carro tem quatro portas.

Ford New Fiesta Sedan

Exemplo de Sedan: Ford New Fiesta Sedan

Hatch

Além do sedan, esse modelo de carroceria também e fácil de identificar por causa dos dois compartimentos que possui. Nesse caso, ele tem o cofre do motor (também na frente como a imensa maioria) e a cabine (onde ficam os passageiros), já que a parte que diz respeito ao porta-malas é colocada junto à cabine e acaba quase em linha reta traseira, fazendo-o ter um porta-malas reduzido, ideal para quem carrega coisas do dia a dia no porta-malas.

 Ford Fiesta

Exemplo de Hatch: Ford Fiesta

Perua

Também conhecida como station wagon, assim como a carroceria hatch, o porta-malas também fica integrado à cabine, onde ficam os passageiros, mas esse compartimento é bem maior que o anterior. Isso permite maior acessibilidade e aumento no espaço útil do porta-malas, o que ajuda muito na hora de viajar com mais pessoas.

Mazda 6

Exemplo de Perua: Mazda 6

MPV

Também conhecido como minivolume ou minivan, tem um diferencial que pode complicar sua vida na hora de escolher, porque visualmente a diferença nas divisões entre cofre do motor, cabine e porta-malas é bem sutil. No entanto, como vantagem, é um carro que usa bem o espaço que tem, pois une os compartimentos com o máximo de conforto, tornando-se compacto.

Jac Motors J6

Exemplo de MPV: Jac Motors J6

Coupé

O design do coupé (ou cupê, ”abrasileirado”) é considerado clássico por ser comum aos carros esportivos. É comum que consigamos identificar dois volumes: o cofre do motor e a cabine, já que a coluna do meio (B). Também possui espaço reservado, um tanto amplo, para o porta-malas, mas reduzido espaço para os bancos traseiros. Geralmente este tipo de carro tem duas portas, o que diferencia, visualmente, dos sedans.

Genesis Coupe

Exemplo de Coupé: Genesis Coupe

 

SUV

Também conhecidos como utilitários, são conhecidos por ter a capacidade de andar bem mesmo com maior número de passageiros e maior carga, devido à estrutura robusta. Torna-se fácil reconhecer esse tipo de carro por ter características como: roda e pneus grandes, formato que lembra perua, suspensão mais alta que o comum e, em alguns casos, aptidão para estrada.

Exemplo de SUV: Hyundai IX55

Jipe

Esse é um carro projetado, geralmente, para andar em terrenos como estrada de terra, na lama e no barro ou com obstáculos. Essa categoria destaca-se por causa de sua rodas e pneus, que são grandes e robustos, além do espaço interno reduzido que dão lugar à suspensão elevada e acessórios para terrenos difíceis.

Troller T4

Exemplo de Jipe: Troller T4

Crossover

Os crossovers são resultados das combinações de designs de tipos variados de carrocerias como de SUV (destinados a terrenos como estradas de acordo com a necessidade, como utilitários), pois são avantajados, mas geralmente seu interior possui características de carros de passeio comum.

Chevrolet Captiva

Exemplo de Crossovers: Chevrolet Captiva

Picape

São semelhantes a caminhonetes, mas com menor capacidade de carga, o que permite também grande espaço interno na traseira, que pode ser aberta ou fechada. Também possui características de carros de passeio que dão conforto aos passageiros.

Volkswagen Saveiro

Exemplo de Picape: Volkswagen Saveiro

Caminhonete

Essa categoria é bem diferente por possuir a caçamba que substitui o porta-malas, semelhante à picape, mas maior, ficando entre a picape e o caminhão, em relação à carga. Nessa categoria enquadra-se cabine dupla e simples.

Mitsubishi L200 Triton

Exemplo de Caminhonete: Mitsubishi L200 Triton