Comprando o pneu certo – Como saber as medidas dos pneus

Existem inúmeros modelos de pneus, com especificações diferentes de acordo com a preferência do consumidor final. Para facilitar a escolha do produto ideal para seu carro, elaboramos um manual sobre como entender as medidas inscritas na lateral dos pneus. Confira!

 

Como identificar as medidas dos pneus na prática

Ao virar o pneu de lado, você verá as medidas do produto. Nelas, estão alguns índices importantes que você deve conhecer. Cada um tem um significado que ajuda na utilização do seu carro, contribuindo para a segurança e melhorando a direção.
As medidas consistem em:

 

– largura do pneu
– perfil do pneu (altura da cintura)
– tamanho do aro
– índice de carga
– índice de velocidade

 

Cada medida do pneu é importante, pois define para o que o pneu serve e como utilizá-lo.
Veja o exemplo abaixo:

 

pneu goodyear assurance touring

 

165 – indica a largura da banda de rodagem do pneu quando olhado de frente
70 – indica a altura da cintura do pneu quando olhado de lado, ou seja, o perfil do pneu
R – indica que ele é um pneu com construção radial, sem câmara
13 – indica o tamanho do aro do pneu em polegadas (cada polegada é igual a 2,54 cm)
79 – índice de carga do pneu (representa a quantidade de peso que cada pneu suporta)
T – índice de velocidade (representa a velocidade máxima que o pneu aguenta chegar)

 

Para não se confunfir: medidas de largura e de perfil dos pneus de carro

Para não se confundir na hora de comprar um pneu e saber como identificar bem cada medida, você pode seguir esse pequeno esquema:

 

Largura/Perfil Aro

pneu-medidas-carro

 

Como funciona: Medidas de aro dos pneus de carro

A medida de pneus mais conhecida é o aro, porque é aplicada a rodas e calotas. Para carros de passeio, os mais comuns vão de 13 a 18. Veja a tabela abaixo:

 

tabela aros

 

Como funciona: Medidas de índice de carga do pneu

Outra medida importante relacionada aos pneus é o índice de carga, que determina o peso máximo que cada pneu pode carregar. Esse valor deve ser multiplicado por quatro e, seguida, deve-se subtrair o peso do veículo. O valor final será o índice de carga que seu carro poderá receber. Veja a tabela abaixo:

 

tabela de carga do pneu

 

Como funciona: Medidas de índice de velocidade do pneu

Na tabela abaixo, separamos – de acordo com o Índice – a velocidade limite em que cada pneu pode rodar. Dependendo de onde você vá, se não passar de 120 km/h estará seguro com qualquer pneu acima da classificação N.

 

tabela de velocidade do pneu

 

Na prática: Como as medidas de pneus são úteis para seu carro

As medidas dos pneus de carro seguem um padrão internacional para sabermos qual é o seu tamanho e em qual carro podem ser aplicados. Sabendo a medida correta, você pode escolher a marca e modelo para o tipo de utilização que procura. É importante lembrar que nem todos os modelos de pneus possuem todas as medidas existentes. Cada pneu tem sua medida de acordo com o destino para qual foi construído. É possível encontrar pneus para diversos fins. Os principais são:

 

Pneus off road ou MTR (Mud Terrain – Terreno lamacento): banda de rodagem mais larga e perfil mais alto (como ele precisa ser mais resistente para enfrentar diversos terrenos, sua borracha é reforçada);

 

Pneus esportivos ou HP (High Performance – Alta performance): banda de rodagem larga e perfil muito baixo (como ele precisa ter maior estabilidade, maior contato com o solo e sua borracha é firme);

 

Pneu para cidade: banda de rodagem e perfil de tamanhos comuns (são os pneus usados em carros de passeio, que representam maioria);

 

Pneus mistos ou ATR (All Terrain – Todos os terrenos): banda de rodagem comum e perfil mais alto (o segundo tipo de pneu mais usado, pois pode ser aplicado em muitos carros para transporte de cargas).