Como trocar um pneu furado?

É comum o pneu do carro furar na hora mais inconveniente e, muitas vezes, nos locais mais improváveis. Para o desespero de todo motorista, isso pode acontecer a noite, na chuva ou em plena estrada deserta. Por isso, preparamos algumas dicas para você não entrar em desespero e trocar com facilidade um pneu furado, principalmente se você nunca fez isso antes.

Kit para trocar pneuVocê sabia que pode praticar?

Se você realmente não se sente seguro com essa tarefa, e de fato nunca tenha trocado um pneu antes, considere fazer um treino qualquer dia desses. Escolha um dia seco e uma superfície plana, quando você tiver um tempinho sobrando. Você pode aproveitar essa oportunidade para fazer o rodízio dos pneus, colocando os dianteiros na traseira e mudando-os de lado – isso vai fazer com que seus pneus se desgaste por igual e você vai demorar mais tempo para trocá-los.

Prepare-se

1. Pare o carro em local seguro e o mais plano possível.

 

2. Mantenha sempre um par de luvas, para proteger as mãos, e uma tocha em seu carro. Você sabe que trocar pneus pode sujar um pouco, se você não for prevenido, não sabe?

 

3. Certifique-se de que o estepe está inflado com a pressão de ar correta – verifique-o regularmente. Não tente trocar o pneu, se o estepe não tiver nas condições adequadas de uso.

 

4. O macaco e a chave de rodas também precisam está no lugar certo – o manual do seu carro certamente indica onde eles devem estar. Não tente improvisar, se você não tiver com as ferramentas adequadas – vale lembrar que elas são obrigatórias por lei.

 

5. Arme o triângulo de sinalização e certifique-se de que é seguro fazer o procedimento de troca naquele local.

 

como trocar pneu

Mãos à obra

1. Acerte o volante, centralizando e mantendo as rodas retas.

 

2. Trave as rodas usando o freio de mão e engatando o carro. Veículos automáticos devem manter o câmbio na posição “P” (de estacionamento).

 

3. Não permita que ninguém fique dentro do veículo.

 

4. Retire a tampa da roda ou da calota, se houver necessidade.apertar-porcas-roda-trocar-pneu-itaro

 

5. Solte as porcas da roda com a chave de rodas, enquanto o veículo ainda está no chão. Talvez você precise de muita força para soltá-las e tente subir ou empurrar a chave com o pé. Se for fazer isso, a nossa dica é que você faça apenas quando a chave estiver na posição horizontal, para evitar que a chave escape e você se machuque. Os parafusos precisam ser apenas folgados e não retirados por completo.

levantar-carro-macaco-itaro6. Coloque o macaco na posição indicada em seu carro – cada carro possui um local específico. Geralmente, se recomenda colocá-lo na área reforçada da soleira (local abaixo das portas). Contudo, o manual do seu carro deve indicar esse local.

7. Comece, lentamente, a levantar o carro.

 

8. Remova as porcas por completo.trocar-pneu-roda-equipamento

 

9. Puxe o pneu com as duas mãos para você.

 

10. Coloque a nova roda.

 

11. Coloque e aperte, firmemente, as porcas na nova roda.

 

12. Desça o carro devagar.

 

13. Faça um novo aperto nas rodas. Use o pé, quando a chave de roda estiver na posição horizontal, se necessário.trocar-pneu-roda-carro-itaro

 

14. Recoloque a tampa da roda ou calota.

 

15. Pronto é só curtir o passeio.