Como transportar animais de estimação dentro do carro

cachorro-felizPara muitas pessoas a ideia de viajar e deixar o bichinho de estimação sozinho em casa é inaceitável. Afinal, ele é membro da família e não pode simplesmente ser “esquecido”, certo? Pois bem. Ao decidir levar seu pet em uma viagem de carro ou até mesmo em passeios próximos, é importante ficar atento a algumas questões que certamente causarão problemas se forem negligenciadas.

 

O CTB, Código Brasileiro de Trânsito, não tem uma legislação específica acerca do transporte de animais em veículos. No entanto, alguns artigos do Código podem ser aplicados em determinadas situações que envolvem os amados bichinhos. Veja:

 

  • Artigo 169 – Dirigir sem atenção ou sem cuidados indispensáveis à segurança. Infração leve – Penalidade: multa.

 

Ao transportar seu pet livremente dentro do carro, você corre um sério risco de ser enquadrado no artigo 169 do CTB. Isso porque o animal pode agir de forma inesperada e tirar sua atenção do volante.

 

  • Artigo 235 – Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados. Infração grave – Penalidade: multa. Medida administrativa: retenção do veículo para transbordo.

 

Você tem uma Pick Up e adora levar seu amigão de quatro patas na caçamba? Fique atento, pois de acordo com o artigo 235, é proibido conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo. A multa é pesada e ainda pode ocorrer apreensão do carro.

 

  • Artigo 252 – Dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume a sua esquerda ou entre os braços e pernas. Infração média. Penalidade: multa.

 

Prática comum, o transporte de animais entre os braços e pernas do condutor do veículo é extremamente perigoso e passível de multa. O motorista deve manter sua atenção somente no trânsito, evitando acidentes e contribuindo para a segurança de todos. Já pensou, por exemplo, se seu pet fica agitado em seu colo e resolve brincar bem na hora que você está manobrando? Melhor não arriscar.

 

Maneiras de viajar em segurança com o pet

 

Atualmente, existe uma imensa variedade de produtos destinados à segurança dos bichinhos dentro dos carros. Com vários tamanhos e preços, estes itens ajudam a garantir uma viagem tranquila e agradável a todos. Abaixo, separamos alguns artigos do segmento. Confira!

  • Caixa de transporte: em diferentes formatos para atender aos mais diversos portes de animais, as caixas de transporte são uma opção vantajosa para o transporte de seu pet. Porém, é importante que a caixa esteja fixa no banco do carro ou no porta malas. Se você tem gato, esta certamente é a opção mais viável para transportá-lo em segurança.

 

transporte-correto-de-animais

  • Bolsas e cadeirinhas: ideal para quem tem um bichinho de pequeno ou médio porte, as bolsas e cadeirinhas são práticas e usuais, com diferentes formatos e estampas. No entanto, possuem um valor de mercado mais elevado.

cesta-para-transporte-de-animais

  • Cinto de segurança para cães: opção mais em conta, o cinto de segurança para cães deve ser fixado na guia do animal e no banco do carro. Possui fácil instalação e pode ser transferido de um veículo para outro sem maiores transtornos.

cachorro-usando-cinto-seguranca

Em viagens longas, além de utilizar os equipamentos de transporte, é importante zelar pelo bem-estar do animal. Faça uma parada a cada 3 horas mais ou menos para que o pet possa “esticar as patas” ou fazer as necessidades. Em hipótese alguma deixe que o bichinho fique com a cabeça fora do carro, pois o vento pode ressecar os olhos e ouvidos, fazendo com que ele adoeça. Se porventura o pet não estiver acostumado a passear de carro, tente adaptá-lo em alguns dias antes da viagem. Desta forma você evita possíveis estresses.

 

Seguindo essas dicas você terá uma viagem tranquila e poderá guardar muitas recordações dos momentos em família e do seu bichinho de estimação. Gostou do post? Então compartilha com a galera. Aproveite também para visitar nossas redes sociais e ficar por dentro de todas novidades da Itaro no Facebook, Twitter, Instagram e Google+!