Como diferenciar pneus esportivos de pneus comuns?

Você provavelmente já ouviu falar em pneus esportivos, certo? Aqui responderemos as principais dúvidas para que você venha reconhecer, diferenciar e escolher um pneu esportivo para o seu carro.

 

Quais são as principais diferenças dos pneus esportivos?

Basicamente eles são aqueles mais bem preparados para quem quer atingir altas velocidades (por isso eles têm a denominação “alta performance”). Os pneus esportivos são conhecidos pelo seu design mais robusto e diferenciado, mas há diversos detalhes que realmente os diferenciam dos demais. Por exemplo, considere o pneu com a medida a seguir:

 

Pneus esportivo Michelin Pilot Sport 2

 

225 – Indica o tamanho da banda de rodagem do pneu em milímetros.
40 – Indica que a faixa lateral, ou cintura, do pneu tem 40% do tamanho da banda de rodagem (nesse caso, 90 milímetros).
R18 – “R” significa que esse é um pneu radial com aro 18
88Y – 88 indica que ele suporta até 560 kg e o “Y” significa que ele é um pneu que aguenta uma velocidade de até 300 km/h

 

No exemplo acima, é possível perceber que este pneu tem um perfil baixo, ou seja, a proporção da altura em relação à largura da banda de rodagem é pequena. Isso é uma característica comum em pneus esportivos.

 

Eles são mais largos porque necessitam de maior contato com o solo para que não sofram deformação ou percam contato nas curvas. Como são utilizados para situações de alta performance, ou seja, em alta velocidade, estabilidade é imprescindível. Portanto, o perfil baixo e a largura maior permitem que eles se desloquem com maior firmeza e mantenham a aderência necessária com a pista, evitando derrapagens.

 

Pneu Esportivo Por que geralmente pneus esportivos são mais caros?

A composição de um pneu esportivo pode variar, obviamente, mas algo é comum entre eles: são homogêneos (com aparência lisa). Isso acontece para que o carro não sofra trepidações ao atingir altas velocidades. Como são preparados para atingir alta performance, pneus esportivos são mais macios por fora (para sofrerem menos deformações em relação ao solo), e mais rígidos devido às cintas especiais aplicadas para deixá-los mais resistentes. Se adequam bem ao calor, pois recebem muito atrito do solo. Mas, um ponto de atenção: de acordo com a utilização, eles podem ceder mais rapidamente devido ao seu tamanho, o que faz com que sejam necessárias trocas mais frequentes.

 

Quais os benefícios dos pneus esportivos?

Em conjunto com a aderência, vem a capacidade de frear rapidamente e a tração (juntos, estes conceitos dão ao motorista mais poder de direção). A segurança também deve estar presente na composição do pneu, além da capacidade de atingir altas velocidades rapidamente. Alguns pneus esportivos, por terem perfil menor, podem oferecer maior nível de ruído ao atingirem certas velocidades. Em contra partida, algo comum entre eles é o fato das ranhuras e sulcos serem direcionais, ou seja, voltadas ao centro do pneu com banda de rodagem simétrica, enquanto que pneus comuns são bidirecionais, ou ainda, assimétricos.