Aprenda como remover as manchas do seu carro

Dentre as sujeiras mais comuns estão manchas causadas por cocô de passarinho em vidros e espelhos e na própria lataria e a poeira que se acumula em diversas partes do carro, tanto por causa do clima seco, como por barro, lama etc. Então, se não pode lavar seu carro, veja como combater do modo “caseiro” os tipos de sujeira que pode encontrar em seu carro. Além das sujeiras que impregnam o interior do carro (bancos e tapetes, por exemplo) também existem as sujeiras internas, que atacam os tubos, velas, filtros e tudo que fica próximo ao motor ou no chassi. Nesse caso, a indicação é levar seu carro a uma oficina para manutenção preventiva.

 

Dicas para manter seu carro sempre limpo

Tipo de sujeiras

Sujeiras orgânicas são as que contêm carbono, que deixamos no carro ou entram nele por algum motivo externo. Simplificando: sujeiras como restos de comida, mofo, assim como fungos ou insetos. Ainda que seja “clichê” dizer que é importante evitar alimentos e bebidas dentro do carro, isso é uma das coisas que mais ajudam na hora de fazer aquela faxina. Para retirar odores do interior do carro, causados por umidade, a dica é colocar um recipiente com um punhado de arroz. Ele funciona como um “desumificador” de ambiente.

 

Sujeiras não-orgânicas são aquelas que não se misturam com água e contêm petróleo em sua composição. Nessa classificação entram gorduras, óleos (geralmente oriundos do próprio carro ou que acabamos deixando nele). Apesar de gostosos, doces podem deixar machas, que se não removidas a tempo, podem se tornar permanentes. Uma dica caseira para removê-las é passar um pano úmido com creme de barbear e em seguida um pano seco.

O produto certo para a sujeira certa

Antes de tudo, apesar de ser um erro comum, uma dica importante é não usar detergente comum, eles podem causar manchas indesejáveis, como na lataria por exemplo.

 

– Sujeiras orgânicas  são retiradas com limpadores de base alcalina (a maioria dos limpadores multiuso).

 

– Sujeiras não-orgânicas são retiradas produtos de base ácida (indicamos o Malco Water Spot Remover).

 

– Sujeiras oriundas de produtos derivados de petróleo devem ser retiradas com solventes (ou cítricos concentrados).

 

– Para limpar rodas e pneus, você deve ter cuidado com limpadores de pneu petroquímico ou abrasivo, isso pode acentuar o aspecto sujo.

 

– Sujeiras em vidros e espelhos podem ser limpas com tolhas de microfibra com água ou álcool.

 

– Para manter o brilho, além de cera, você pode aplicar um shampoo adequado (sim existe).

 

– Com limpadores a base de d-limoneno, é possível acabar com sujeiras mais leves até algumas mais pesadas.

 

– Para dar acabamento, a Itaro recomenda o silicone que reidrata, dá brilho e deixa aquele cheirinho no carro.

 

Na Itaro você encontra diversos produtos de limpeza para cuidar melhor do seu carro, é só clicar aqui para conferir. E não se esqueça, fique atento as orientações na embalagem e consulte uma oficina de sua confiança.