Aprenda a estacionar seu carro

Quando se é recém-habilitado, estacionar costuma ser o maior desafio: o coração dispara, as mãos suam e a sensação de medo ao fazer a baliza é quase unânime. Mas, será que apenas os motoristas recém-habilitados têm problemas para estacionar?

 

Engana-se quem pensa que a resposta é sim! Motoristas experientes podem – e muitos têm – problemas para estacionar seus carros, seja por falta de treino ou por medo de errar. Estacionar exige atenção, perícia e autocontrole. E não é para menos: setas, impressão de que o carro “não vai caber”, ausência do famoso golpe vista, sensação de que está todo mundo olhando…

 

Resumindo, estacionar é uma obra de arte. Não é à toa que, dependendo da “estacionada”, o motorista recebe até parabéns. Neste post, o Blog daremos dicas sobre estacionar melhor seu carro, independente se você é um motorista novo ou experiente.

 

Em um primeiro momento selecionamos quais são as principais dificuldades mostradas pelos motoristas na hora de parar o carro.

 

Primeiro: achar uma vaga compatível com o tamanho do seu carro. Ao procurar um lugar seguro para estacionar, a primeira coisa que vêm à mente é: será que vai caber? Será que vai dar?”

 

Bem, os técnicos sugerem que para seu carro caber na vaga confortavelmente, – no caso de uma baliza – ela precisará ser ¼ maior do que o seu carro. Além disso, o espaço entre a roda e o meio fio deve ficar entre 15 e 30 centímetros, assim seu carro não fica no meio da rua atrapalhando quem passa, nem você rala todas as calotas.

 

Segundo: acertar o ângulo do carro de primeira. As dicas que as autoescolas costumam dar normalmente funcionam. Para te ajudar, vamos ao passo a passo:

 

  • Estacione seu carro paralelo ao carro da frente da vaga que você deseja;
  • Engate a marca a ré e, assim que o carro começar a se mover, gire o volante em direção ao meio fio;
  • Comece a entrar devagarinho no local escolhido;
  • Quando o para-choque traseiro do carro estacionado adiante do seu se encontrar em linha com a metade da sua porta dianteira, pare e vire todo o volante para o contrário ao meio fio. Com a manobra anterior, seu carro deve ficar em um ângulo de 45° em relação ao meio-fio.

 

Depois disso, tudo fica mais tranquilo. É só dar marcha ré – devagar, claro – até o carro ficar paralelo ao meio fio. Simples, não? Tudo bem, sabemos que na prática tudo fica mais difícil. No entanto, a palavra mágica é treino. As coisas certamente ficarão mais fáceis se você der uma olhadinha na imagem abaixo:

 

como-fazer-baliza-perfeita_itaro

 

Homens x Mulheres na baliza

 

Bem, a intenção não é propor nenhuma “guerra dos sexos”. Contudo, segundo uma pesquisa realizada em toda a Grã-Bretanha, a resposta sobre quem estaciona melhor está a favor da mulherada. De acordo com a referida pesquisa, as mulheres tem mais paciência ao volante, são mais cuidadosas com os veículos e também mais tranquilas quando o assunto é comportamento no trânsito – os seguros automotivos confirmam isso, uma vez que, normalmente, o seguro para mulheres é mais barato que o seguro para os homens.

 

O estudo mostrou que, além de mais pacientes na hora de encontrar uma vaga, as mulheres conseguem deixar o carro centralizado de uma melhor maneira. Mas nem tudo está do lado feminino da força: o mesmo estudo também mostrou que os homens demonstram ter mais velocidade na hora de estacionar, bem como uma coisa fundamental ao dirigir: confiança.

 

baliza passo a passoHora do treinamento

Como já comentamos, a melhor maneira de conseguir estacionar é treinando. A técnica do cone – que é usada pelas autoescolas, exemplificada na imagem ao lado – costuma ser ótima e sempre dá certo pra quem quer treinar. Agora, para aqueles mais “tecnológicos”, outra dica é esse joguinho online, que ensina você a treinar “as manobras”. Vale a pena dar uma olhadinha: http://www.jogosdeestacionar.com.br/jogos-de-estacionar-carros/

 

Como NÃO estacionar seu carro   

 

Se você é da turma que fica brava quando alguém pega duas vagas ou faz as mais improváveis barbeiragens, não se sinta sozinho. A verdade é que tem gente que faz isso só de sacanagem, vê se pode! Caro leitor, não faça isso! Afinal, qualquer um de nós ficaria bem chateado se algo do tipo acontecesse enquanto estamos pilotando!

 

Com essas e outras dicas, esperamos que da próxima vez que você estacionar o seu carro, as coisas fiquem mais simples! Bom treino e boa “estacionada”!