O que fazer no trânsito? 8 dicas para passar o tempo no carro

Ninguém gosta de pegar trânsito, certo? Mas se você já estiver nele, por que não usar esse tempo de uma forma mais útil? Por isso, daremos aqui dicas (bem humoradas) sobre o que fazer durante o trânsito.

 

Não importa se você é uma pessoa distraída, ansiosa, estressada ou calma. Mostraremos a seguir opções para fazer o tempo “passar mais rápido” no trânsito. São dicas bem legais que envolvem o uso de CD ou DVD players, por exemplo. Mas não se esqueça: é extremamente importante manter o foco no lugar por onde você está dirigindo, por isso não vacile e evite acidentes!

Vamos à lista:

 

idiomas#1. Pratique idiomas com audiobooks

 

Quanto mais você praticar um novo idioma, melhor ficará sua pronúncia e percepção. Baixando audiobooks da internet e com um bom aparelho de DVD ou CD player que reproduza MP3, já dá pra treinar e não passar perrengue na hora de falar com um estrangeiro (ninguém gosta de ficar no “The book is on the table” ou “Sorry”).

 

#2. Relaxe com meditação para ter um bom dia

 

Quando fica nervoso, parece que nada nem ninguém pode fazer você sossegar? Pois saiba que uma coisa pode: meditação. Ao contrário do que muitos pensam, meditação não é feita apenas “sentado, com as pernas cruzadas e repetindo uma palavra milhares de vezes”. A meditação pode fazer você ter pensamentos positivos (o que, muitas vezes, é o que precisamos com o caos da cidade). Encontre áudios que lhe agradem na internet e aproveite em um bom CD player que reproduza a mídia que você tem.

 

#3. Alongue-se e deixe seu corpo menos estressado

 

Depois de muito tempo numa mesma posição, seu corpo pode ficar bastante desgastado. Você pode até pensar: “poxa, mas estou sentado, então não tem problema!”, mas não se engane. A LER (lesão por esforço repetitivo) e a atrofia muscular são transtornos causados pelo fato de precisarmos ficar por um longo período na mesma posição, fazendo os mesmos movimentos limitados, sem oxigenar ou bombear sangue em quantidade razoável. A dica aqui é: movimente-se! Saia do automático e evite as dores. Você pode seguir alguns passos da imagem abaixo para alongar-se enquanto está parado no trânsito.

 

alongamento dentro do carro

 

#4. Coloque suas séries e programas gravados em dia

 

Se você é um alucinado por séries e seriados da TV, com certeza o trânsito foi feito pra você! Hoje em dia, com um bom DVD player você pode assistir a qualquer momento os vídeos baixados. Fazendo isso, você não precisará mais ficar com medo dos “spoilers” na roda de amigos, por exemplo. É uma ótima maneira de aproveitar o tempo livre, hein?

 

chave do carro#5. Desligue o carro e diminua o consumo de combustível

Em um congestionamento muito grande, é interessante desligar o carro a fim de reduzir o consumo de combustível durante o tempo parado. Também é importante evitar o “anda e pára” no trânsito, para que o carro não se desgaste tanto.

 

#6. Se estiver a caminho de uma reunião ou entrevista de emprego, treine seu discurso

 

Às vezes, a memória e o despreparo podem nos fazer perder as oportunidades. Seja para uma reunião, entrevista de emprego ou qualquer outro evento em que você precise falar com outras pessoas ou em público, treinar seu discurso é essencial. Há duas formas para fazer isso: a primeira é discursar em voz alta como se estivesse falando para alguém; a segunda é gravar sua voz como se estivesse falando e colocar para escutar no carro, pois assim você consegue se escutar e memorizar. Neste caso, um receptor de mídia seria ideal pro seu carro.

 

#7. Aumente o som e solte a voz para extravasar 

 

Chegamos a boa e velha dica de colocar seu som preferido para tocar e se soltar (mas com os vidros fechados, pois nem todo mundo pode gostar do mesmo estilo musical que você). Quando você exercita a voz, seu cérebro trabalha melhor por causa da liberação de adrenalina e endorfina, hormônios responsáveis por gerar emoção e prazer, respectivamente. Sem dúvida, para aproveitar essa dica ao máximo você precisará de um bom aparelho de som automotivo (encontre as melhores opções do segmento na Itaro). 

 

cantar no carro

 

#8. Está estudando? Relembre os principais pontos da matéria

 

Ao ficar preso em um congestionamento, você pode ouvir audiobooks sobre a matéria do seu interesse para passar o tempo. Também é possível encontrar trechos do assunto na internet e ir praticando ou apenas relembrar os principais tópicos como fórmulas matemáticas, regras de linguagem e outros temas que necessitam de memorização. Se preferir ouvir os áudios, você pode gravá-los em um pen-drive e reproduzir em um CD player com conexão USB. Com certeza você chegará no curso, aula ou faculdade muito mais preparado para as provas.