5 passos para reduzir o gastos de pneus do carro

O termo economia é um dos mais importantes na vida dos consumidores, principalmente dos brasileiros. Afinal, em tempos de crise ninguém quer jogar dinheiro fora.

 

E quando o assunto é pneu para carros, economizar costuma ser uma prática sagrada. A boa notícia é que há maneiras para evitar o desgaste prematuro dos pneus, aumentando sua durabilidade e ajudando a poupar alguns reais. Confira abaixo 5 passos para aumentar a durabilidade dos pneus:

 

 

peneu_certo1º passo – Escolha o pneu para o carro cuidadosamente

Tudo começa com a escolha do pneu certo. Estima-se que o uso de um modelo de pneu incorreto reduza em até 40% as taxas de desempenho. Você não precisa cometer esse erro! No site da Itaro, por exemplo, disponibilizamos uma ferramenta excelente para quem quer encontrar o modelo ideal para o carro. Encontre o pneu para carro aqui.

 

calibragem do pneu2º passo – Calibragem dos pneus é fundamental

A pressão dos pneus não pode ser negligenciada, pois está ligada diretamente à durabilidade dos pneus. É importante saber que a pressão de ar adequada varia conforme o modelo do veículo, por isso verifique manual do proprietário do seu carro. A calibragem dos pneus deve ser feita semanalmente. Esse comportamento ajuda também na economia de combustível e na redução do desgaste da borracha do pneu.

 

 

alinhamento3º passo – Mantenha o alinhamento e balanceamento de pneus em dia

Deixar de realizar o alinhamento e balanceamento pode resultar em uma diminuição da vida útil do pneu de 20% a 25%. Sempre faça o ajuste da suspensão quando sentir que o volante está puxando levemente para a direita ou para a esquerda e o balanceamento das rodas quando houver vibração no volante ou em outras partes do veículo. Como parâmetro, recomenda-se também que o alinhamento e o balanceamento de pneus sejam feitos a cada 10 mil km.


rodizio_pneus4º passo – Rodízio dos pneus

A quarta dica para preservar a qualidade dos pneus por mais tempo é realizar o chamado rodízio – trocar os pneus traseiros pelos dianteiros, e vice-versa, a cada 10 mil km. Essa ação garante que desgaste de pneus seja uniforme e que os componentes tenham uma vida útil maior.

 

pneus diferentes5º passo – Cuidado com a inconformidade entre os pneus

Isso ocorre quando, no mesmo eixo, são colocados um pneu novo e outro reformado, pneus de diferentes dimensões ou, ainda, pneus com construções diferentes, como radiais e diagonais. Isso reduz a durabilidade dos pneus, causando desgastes prematuros e irregulares.

 

 

Se chegou a hora de fazer a troca de pneus, encontre o modelo certo para o seu carro no site da Itaro.