5 passos para aumentar a vida útil dos pneus

Se você se preocupa com seu carro, atenção para algumas dicas importantes de como preservar os pneus, um dos principais itens de um veículo.

calibrar pneusPressão

Pneus com pressão fora do ideal ficam sujeitos ao desgaste irregular e podem provocar a perda de controle do veículo e, consequentemente, acidentes graves. A perda de pressão do pneu é quase imperceptível ao motorista. É comum o pneu perde até metade da pressão para o condutor começar a notar o problema. Por isso, faça a calibragem pontualmente uma vez por semana.

Alinhamento e balanceamento

O impacto contra uma calçada ou buraco pode tirar o eixo dianteiro do seu carro desalinhamento e deixar as rodas desbalanceadas, ou seja, ocorrerá vibrações e os pneus se desgastarão de maneira irregular e mais rapidamente. Por isso, faça o alinhamento e o balanceamento a cada 10.000 km em uma oficina de sua confiança.

Rodízio

O rodízio regular dos pneus ajuda a garantir um desgaste mais uniforme, ou seja, os pneus se desgastam por igual e você pode demorar mais para trocá-los. A melhor opção é você fazer o rodízio também a cada 10.000 km.

rodizio de pneu

Direção defensiva

A melhor maneira de aumentar a durabilidade dos seus pneus é adotar a chamada direção defensiva, aquela em que você evita freadas bruscas, mantém uma boa distância para o veículo a sua frente, respeita a indicação de velocidade da pista etc. Isso reflete positivamente no consumo de combustível, durabilidade dos pneus e, consequentemente, no seu bolso. Além disso, essa é a melhor maneira de evitar acidentes.

Peso dentro do recomendado

bagageiro de carro cheio

O excesso de peso é um dos principais vilões que roubam a quilometragem dos pneus. O peso acima do recomendado pela fabricante faz o
pneu ter ainda mais resistência ao rolamento, ou seja, ele se desgasta muito mais para colocar e manter o veículo em movimento. Por isso, fique atento ao índice de carga de cada pneu, sempre representado por um índice (por exemplo: 60 indica capacidade para 250 kg).