5 dicas de como cuidar e armazenar os pneus

O calor e a exposição ao meio ambiente são os principais elementos que influenciam o envelhecimento de um pneu. Para saber como prolongar a vida útil do pneu do seu carro. Aqui estão algumas dicas:

  1. pneuNão guarde o veículo com peso em seus pneus por longos períodos de tempo. A inatividade é extremamente prejudicial e deforma os pneus. O mais indicado é utilizar o veículo pelo menos uma vez por semana. Isso ajuda a flexionar os pneus e a manter a dispersão de óleo dentro dos compostos de borracha.
  2. Mantenha os pneus fora da luz direta do sol sempre que possível. Os raios ultravioletas do sol e calor radiante são prejudiciais à borracha. Os pneus de veículo estacionado expostos diretamente à luz solar chegam facilmente a temperatura de 60ºC.
  3. Se você possui mais de um jogo de pneus e pretende armazenar os pneus que não está usando, antes de tudo, use uma escova para limpar cada pneu com água e sabão, a fim de remover a poeira de freio e a sujeira. Se os pneus ainda estiverem montados nas rodas, limpe as rodas também. Seque tudo com uma toalha e deixe toda a umidade evaporar completamente.
  4. Coloque cada pneu limpo e seco em um grande saco de plástico, como sacos de lixo. Feche bem, evitando ao máximo que o ar fique dentro do saco – você pode usar até mesmo um aspirador de pó para tirar o máximo de ar possível. Lacre bem.
  5. Quanto aos pneus com faixa branca, é importante que eles sejam armazenados ou empilhados da seguinte maneira: faixa branca com faixa branca e parte preta com parte preta, para evitar sujar a borracha branca. Dessa forma, é possível evitar que o composto (especie de óleo usado na fabricação) da parede lateral preta de cada pneu migre para a borracha branca do pneu abaixo.

Essas são algumas dicas que ajudam a prolongar um pouco mais a vida útil dos pneus.

Modo corretor de armazenamento

modo correto de armazenar pneus