Como lavar o motor a seco

No post de hoje vamos falar sobre a Lavagem do Motor, ela é mesmo necessária para manter a mecânica do coração do veículo em bom estado?

 

Se a preocupação for com mecânica e desempenho do carro, não há necessidade de lavar o motor. Esse procedimento faz diferença apenas na estética, para aqueles que gostam de tudo beeeeem limpinho até embaixo do capô!

 

Se você é desses que querem tudo limpo, saiba que é importante fazer da forma correta. Um serviço mal feito pode trazer inconvenientes que vão de uma simples necessidade de reconexão de cabos até a troca de componentes do motor, um prejuízo que pode ultrapassar R$ 2 mil.

 

Para quem quer limpar o motor em uma empresa especializada, existem 2 métodos:

 

1 ) Método convencional

Esse método é mais simples, utiliza-se um produto específico, pulverizado sobre a peça a ser limpa. O tempo de ação é de mais ou menos um minuto; logo em seguida, uma flanela é passada para retirar a sujeira bruta, e ao final passa-se outra flanela para retirar os resíduos ainda restantes do produto.

2 ) Rinsed Wash

Essa técnica mistura lavagem a seco com água, indicada para quando o carro estiver muito sujo, com lama ou barro, por exemplo. Um produto específico para limpeza é pulverizado via spray ou pressão. Seu tempo de ação também é um minuto, depois disso utilize uma luva de microfibra úmida para tirá-lo juntamente com a sujeira; lave o pano e passe quantas vezes for necessário para retirar por completo o produto.

 

Mas, vamos ensinar aqui também como fazer essa limpeza sozinho em casa, lembrando que antes de começar qualquer procedimento no motor, é MUITO IMPORTANTE  que ele esteja frio.

 

Caso o carro não esteja muito sujo, bastará usar um pincel ou uma escova para retirar o excesso de pó. Com uma camurça, podemos aplicar mais força nas zonas em que não tenha sido suficiente a ação da escova ou do pincel. Mas se já houver resíduos incrustados, você mesmo pode fazer o serviço passando uma estopa umedecida em determinados pontos e usando o pincel para as partes mais difíceis de alcançar.

 

lavar

 

Os produtos utilizados na lavagem a seco devem ser compatíveis com borracha e plástico, ou seja, são menos nocivos ao motor do carro, não agridem, esse é o grande diferencial contra a lavagem com jatos de água.

 

Se você quiser deixar o motor limpo, sem precisar lavá-lo, basta passar uma flanela sobre a superfície empoeirada uma vez por semana. Isso evitará que se criem crostas de sujeira mais difíceis de remover.

 

LAvagem-Motor-1-e1459282728438

 

É importante saber que os automóveis fabricados mais recentemente possuem sob o capô uma grande quantidade de plugs eletrônicos, sensores e sistemas interligados. Mesmo que o carro ofereça pequenos tampões, mantos e capas protetoras para esses equipamentos, se for utilizada água para lavagem da região, ela atingirá as peças e seu acúmulo poderá ocasionar mau contato e defeitos variados no trabalho das engrenagens.

 

DICA: Jamais acredite em quem diz que passar óleo diesel ou óleo de mamona é bom para a higiene do motor. Esses materiais podem apresentar um benefício aparente e imediato ao facilitar a remoção da poeira e deixar mais brilhosa a superfície onde foram aplicados. Mas depois eles ressecam as partes de borracha, danificando-as.

 

Agora que você já sabe tudo sobre lavagem de motor, que tal curtir um ENORME DESCONTO em nosso site? Acesse http://bit.ly/Venha-para-a-Itaro