A importância da luz de freio

Para quem não sabe, a luz de freio é aquela que quando acionada (ao pisar no pedal do freio), o motorista que vem atrás é advertido através de uma intensa luz vermelha que haverá uma redução de velocidade, ou até mesmo uma parada do veículo à sua frente. Por isso é importante que todas as lâmpadas de aviso de parada (freio) estejam funcionando. A intensidade maior da luz de freio também tem a função de chamar a atenção de outros motoristas.

 

Na verdade, esse conjunto de luzes estar funcionando, é uma obrigação prevista no código brasileiro de trânsito.

download

 

Essas luzes são tão importantes para a segurança, que desde 2009, a terceira luz de freio se tornou um item obrigatório nos carros fabricados e vendidos no Brasil. As luzes de freio elevadas (ou Brake-Lights), têm como função disponibilizar visualização auxiliar às luzes de freio, a fim de evitar colisões. Geralmente são instaladas na parte superior dos veículos, centralizadas.

 

itens-de-serie-do-carro

A maneira mais fácil de se descobrir se as luzes de freio estão funcionando corretamente é observá-las à noite, por causa da luminosidade. A outra forma de perceber isso, mais dolorosa, é quando os carros que seguem atrás estão constantemente parando muito próximos do seu, o que você constata olhando no retrovisor.

 

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre a luz de freio do seu carro, dê uma passadinha no site da Itaro e encontre tudo o que seu carro precisa CLICANDO AQUI!