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DICAS ITARO

Tudo sobre airbags!

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Um estudo feito em 2008 pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária concluiu que, se todos os carros envolvidos em acidentes no Brasil tivessem airbag, o dispositivo poderia ter salvado 3.426 vidas entre 2001 e 2007 e poupado 71.047 feridos, o que significaria uma economia de R$ 2,2 bilhões.

 

O airbag nada mais é do que uma capa que se abre em diversas partes a partir do centro, como um botão de rosa que desabrocha. Essa capa é feita de um plástico especial que tem de 2 a 3 mm de espessura e pequenos sulcos de 0,5 cm. São esses sulcos que garantem que o material romperá nos locais desejados e que nenhum pedaço de plástico atingirá o passageiro. Para que as bolsas do dispositivo encham o suficiente (entre 60 e 90 litros) ocorre uma reação química que gera nitrogênio em apenas 30 milésimos de segundo, ou seja, é possível encher um airbag 30 vezes em um único segundo. Impressionante, não é?!

 

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Apesar de conhecida, a importância desse item de segurança, que já é padrão em automóveis vendidos nos Estados Unidos e na Europa há mais de 15 anos, só agora começou a se popularizar por aqui, já que antes eram oferecidos apenas em modelos mais caros. Desde 2014 todo carro produzido no Brasil deve sair de fábrica com o airbag duplo-frontal, aquele projetado no volante e no painel, para segurança do motorista e do passageiro, esse modelo de airbag protege principalmente em uma eventual colisão frontal.

 

Também existem os modelos laterais, que são acionados para resguardar os passageiros em caso de impactos laterais ou capotamento, o módulo tipo joelho que protege o impacto nas pernas e ainda outros modelos mais sofisticados, que podem ser integrados ao cinto de segurança, bancos e até uma versão de capô, para possíveis atropelamentos.

 

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Existem algumas regras para que o airbag seja acionado: é necessário uma forte e repentina desaceleração do veículo, angulação para colisão e risco de lesão grave para ativar o controle que aciona o disparo do dispositivo.

 

A velocidade de ação do dispositivo chega à 300 km/h e pode causar danos graves ao passageiro que não se encontra sentado corretamente no veículo. Pessoas que dirigem muito próximas ao volante correm o risco de se ferir gravemente no acionamento do airbag, então, deve-se respeitar o espaço de abertura do dispositivo de pelo menos 25 cm entre o motorista e o volante.

 

Também é importante evitar colocar objetos sobre o painel, esses objetos podem ser catapultados em direção ao passageiro e provocar maiores lesões.

 

Os airbags podem ser acionados apenas uma vez e é necessário efetuar a troca do airbag e outros componentes de segurança avariados na colisão e no processo de segurança, como o próprio cinto de segurança.

 

Lembrando que o fato do seu carro possuir airbags não permite que o uso do cinto de segurança seja dispensado, além de ser uma lei de trânsito, o cinto é responsável por suportar o peso do passageiro, o airbag completa a ação amenizando o impacto dentro do veículo e protegendo de lesões.

 

Viu só a importância do airbag?? Então fique sempre de olho se o seu carro está em conformidade com os itens de segurança e dirija tranquilamente por aí!

 

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