Faça seu Login
ou
Comece a criar a sua conta
Sua Garagem

Meus carros adicione

DICAS ITARO

Qual a diferença entre CRV e CRLV?

CRLV

Adoramos carros, dirigir e cuidar deles como se fossem um membro da família, mas e a documentação? As vezes esquecemos que essa parte também precisa receber uma boa parte de atenção!

De acordo com o Artigo 121 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) existem dois tipos de certificados em terras nacionais. O CRV e o CRLV consistem em documentos importantes para os motoristas.

O que é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV)?

Esse certificado também é conhecimento como licenciamento. Este documento, concede o direito de tráfego ao veículo, legalizando sua circulação. A liberação deste documento é feita após a quitação das taxas e valores referentes a impostos e tributos estaduais, como o IPVA, o seguro obrigatório, a taxa de renovação de licenciamento (para emissão do CRLV) e multas, caso tenha alguma pendente.

Este documento só pode ser pago a vista em bancos conveniados com o DETRAN de seu estado, através de guia emitida para tal fim. Após efetuar o pagamento, o proprietário do veículo recebe na própria residência, o licenciamento devidamente quitado, no prazo de oito dias úteis. Os pagamentos iniciam em agosto para os veículos com placas finais 1 e 2 e terminam em novembro com as placas finalizadas com 9 e 0.

crlv-e1376337171656

O que é o Certificado de Registro de Veículos (CRV)?

O CRV é emitido no ato do primeiro emplacamento de seu veículo. Todas as características do veículo estão registradas no CRV e quaisquer mudanças de características como cor, molas convencionas por esportivas, entre outras, devem ser comunicadas ao DETRAN para alterações no CRV. Para vender o veículo, a apresentação deste documento é obrigatória. A segunda via do documento deve ser solicitada imediatamente para deixar o seu veículo legalizado. É o documento também utilizado para passar a propriedade de um veículo para outra pessoa.

O CRV (Certificado de Registro do Veículo) é um documento cujo porte não precisa ser obrigatório. Porém, os proprietários devem guardar em local seguro, visto que o mesmo deve ser usado para a transferência da propriedade no caso de venda do automotivo. Também serve no sentido de mudar o endereço ou qualquer alteração que acontece no carro.

 

 

CRV e CRLV são obrigatórios?

Sim, para circular legalmente pelas ruas brasileiras, CRV e CRLV são documentos absolutamente obrigatórios. Sem os dois documentos adequadamente mantidos (e atualizados), é possível que veículo e documentação sejam apreendidos.

Por isso, é necessário mantê-los em dia. Neste caso, “manter em dia” significa pagar todos os tributos pendentes, e deixar possíveis mudanças atualizadas (no caso do CRV). Se você comprar um carro, mas não fizer a transferência do nome do CRV, é possível que o carro seja apreendido para investigação.

Este é um procedimento necessário, pois no sistema do DETRAN constará que ele pertence a outra pessoa. Além disso, mudanças no carro, como trocar a cor ou o aro das rodas, por exemplo, também justifica apreensão. Isso ocorre em função da falta de garantias de que aquele veículos é devidamente registrado no estado atual.

Portanto, vale a pena sempre dar uma checada nos seus documentos e verificar tanto a validade quanto a legalidade destes.

Vocês já tiveram problemas por causa destes documentos? Compartilhem sua experiência conosco no espaço de comentários abaixo!