Quando trocar os amortecedores do carro?

Modelo de amortecedor na roda do carroOs amortecedores do carro são responsáveis pela absorção dos impactos, fazendo as conexões necessárias com a suspensão. São eles os encarregados de proporcionar o conforto necessário aos ocupantes do veículo, parte importante para uma viagem agradável.

 

Como todos os componentes do carro, os amortecedores também precisam de revisão e troca para que a experiência de uso do veículo seja a mais prazerosa possível. Para te ajudar a detectar se seu amortecedor precisa ou não ser trocado, separamos algumas dicas úteis. Confira a seguir e saiba de uma vez por todas qual a hora correta de substituir os amortecedores do carro.

 

Os amortecedores apresentam indícios de que precisam ser trocados

 
Você pode não saber, mas os amortecedores dão indícios de que precisam ser trocados e não é preciso ser nenhum expert do assunto para detectar o problema.

 

Normalmente, amortecedores velhos “suam”, permitindo a penetração de poeiras e outras sujeiras na estrutura. Se o seu apresenta esse aspecto, fique atento. Há também outras formas de averiguar o mau estado dos amortecedores. Um deles é detectado quando o carro passa em uma lombada. Se um dos lados do carro afundar com mais facilidade, é sinal de que a peça precisa ser substituída com urgência. Outra dica bacana para averiguar o problema é observar o desempenho do carro nas curvas. Se algum dos lados também afundar, vá a um mecânico o quanto antes.

 

Modelo de suspensão automotiva

 

Especialistas afirmam que a revisão dos amortecedores deve ser feita quando o veículo chega aos 40 mil quilômetros rodados, mas isso não é regra, já que tudo depende da percepção de uso do condutor.

 

Outros meios que você pode usar para detectar problemas nos amortecedores são: estabilidade, rodas pulando e ruídos fortes ou vibrações. Veja:

 

  • Estabilidade:

Se você perceber que nas curvas o seu carro perde a estabilidade, escorregando e fazendo com que você tenha de reduzir a velocidade ou até frear, ou se você sente que o carro quer rodar e a traseira derrapa muito com frequência, tenha a certeza de que há algo errado com seus amortecedores. É importante verificar junto ao mecânico a necessidade de trocá-los.

 

  • Rodas pulando:

Como dito anteriormente, o fenômeno da roda quicando ou pulando acontece quando os pneus passam por um buraco ou pista desnivelada e, devido a falta de amortecedores em bom estado, as rodas afundam bruscamente. É fácil notar, por exemplo, carros com esse tipo de problema nas ruas.

 

  • Ruídos fortes e vibrações:

Um dos indícios mais simples de problemas no amortecedor está relacionado aos barulhos e vibrações sentidos no carro. Ao sair com o veículo, é nítido o barulho de algo batendo nas rodas, além da sensação desconfortável de vibração. Isso acontece porque, com os amortecedores ruins, há um impacto direto na suspensão do carro. E ai, não resta mais nada a se fazer senão efetuar a troca por amortecedores novinhos.

 

Agora que você já sabe identificar o estado dos amortecedores do carro, que tal ir de encontro com o seu possante e checar se tudo está ok? Lembre-se! Precisando de peças novas, visite nosso site e adquira os melhores amortecedores do mercado com preços incríveis.