Exemplo de rodas de liga leve

Saiba tudo sobre rodas de liga leve

Você já ouviu falar em rodas de liga leve? Esse tipo de roda está cada vez mais presente nos automóveis brasileiros, sendo um dos itens mais cobiçados pelos motoristas, atrás somente dos sons automotivos. Mas, você realmente sabe o que são e as vantagens e desvantagens desse tipo de roda? O post de hoje esclarecerá essas e outras dúvidas para você. Confira!

 

 

O que são rodas de liga leve?

 

As rodas de liga leve são uma opção mais estilizada do que as tradicionais rodas de aço ou ferro. Normalmente compostas de alumínio e silício, essas rodas – como o próprio nome diz – possibilitam uma estrutura mais leve ao carro.

 

No mercado, é fácil encontrar inúmeros modelos de rodas de liga leve, com os mais variados desenhos para atender ao gosto do cliente.

 

Modelos de Rodas de Liga Leve

 

Conheça as vantagens das rodas de liga leve

 

De fato, as rodas de liga leve apresentam muitas vantagens quando comparadas às rodas tradicionais. O primeiro e talvez mais importante está relacionado ao peso das rodas. Por serem leves, as rodas possibilitam uma economia considerável de combustível, já que o carro não precisa fazer tanto esforço para tirá-las do lugar.

 

Outra vantagem está na composição das rodas de liga leve. O alumínio, matéria-prima desse tipo de roda, esquenta muito menos do que o aço. Desta forma, o sistema de freios sofre menos desgaste, já que passa por temperaturas mais amenas.

Sabe aqueles ruídos chatos? Então, segundo pesquisas as rodas de liga leve viabilizam a redução de ruídos em freadas bruscas e manobras. Além disso, por serem menos pesadas, elas proporcionam mais estabilidade ao carro, já que a massa envolvida na movimentação da roda também é menor.

 

 

Nem tudo são flores: as desvantagens das rodas de liga leve

 

Exemplo de estrutura das rodas de liga leveCom tantos benefícios, fica até difícil encontrar alguma desvantagem nas rodas de liga leve, certo? ERRADO! Nem tudo são flores e existem sim pontos negativos nesse tipo de roda.

 

De cara, podemos destacar a questão dos preços. Rodas de liga leve são muito mais  caras do que as rodas normais, o que implica e muito no orçamento. Se você tem recursos extras e deseja uma roda mais bonita e versátil, compre rodas de liga leve. Agora, se o orçamento está apertado, talvez seja necessário abrir mão desse “mimo” e optar por rodas tradicionais.

 

 
Outro fator importante está ligado à resistência das rodas. Quando comparadas às rodas de ferro, as versões em liga leve resistem aos impactos com a mesma eficácia. Porém, quando falamos em danos superficiais, o estrago numa roda de liga leve é sempre maior do que em um outro tipo de roda. Sabe aquelas raspadinhas que normalmente acontecem no dia a dia? Nas rodas de liga leve elas serão muito mais complicadas de resolver.