Regulagem de retrovisor

Como ajustar o retrovisor e evitar os “pontos cegos”

Como regular os retrovisores de forma corretaPara dirigir em segurança, é necessário tomar uma série de cuidados, certo? Ficar atento à posição dos retrovisores é um deles, por isso é importante regulá-los da melhor forma possível a fim de aumentar o campo de visão do motorista, deixando-o mais atento com o que acontece a seu redor.

 

Mas, você sabe como ajustar os retrovisores da forma certa, eliminando os chamados “pontos cegos”? Não? Então confira abaixo o passo a passo para fazer uma regulagem correta e acabar de uma vez por todas com a dificuldade em enxergar os carros à volta.

 

  • 1º passo:

 

Sente-se no banco do motorista, se acomode de maneira que os braços fiquem confortáveis no volante e as pernas alcancem os pedais. Em seguida, incline seu corpo para próximo da porta, encostando o rosto no vidro. Feito isso, regule o retrovisor para que você consiga ver apenas um pequeno pedaço da lateral do carro. Fique atento! O retrovisor captará menos do seu carro e mais do ambiente.

 

  • 2º passo:

 

Agora é hora de regular o retrovisor do lado do copiloto. Para isto, incline o corpo para o lado direito, de modo que você fique no centro do carro. Depois, posicione o espelho retrovisor da mesma forma que no passo anterior – apenas um pedaço da lateral do carro. Novamente, o retrovisor captará mais o ambiente e menos o seu carro.

 

  • 3º passo:

 

Vamos à regulagem do retrovisor interno! O objetivo do espelho central é proporcionar uma visão total do vidro traseiro do carro. Ou seja, você deve posicioná-lo para que o mesmo esteja no centro do vidro traseiro. Importante! Não deixe bolsas, mochilas ou qualquer outro item em cima do porta-malas, pois estes podem prejudicar seu campo de visão.

 

  • 4º passo:

 

Faça testes! Permaneça com o ajuste feito por uma semana e, se ainda se sentir incomodado, realizar novas regulagens. A ideia é a de que você tenha facilidade em enxergar a transição de um carro ou obstáculo de um retrovisor a outro, por isso fique atento. Se seus ajustes não proporcionaram tal efeito, tente novamente.

 

Uma última observação: ao regular os retrovisores desta forma, ficará um pouco mais difícil realizar a baliza, já que você não terá mais uma visão tão grande das laterais do carro. Para te dar aquela ajuda na hora de estacionar seu possante, confira nosso post aprenda a estacionar seu carro!