Faça seu Login
ou
Comece a criar a sua conta
Sua Garagem

Meus carros adicione

DICAS ITARO

Vai viajar? Não esqueça o cinto de segurança

cinto-seguranca

Amanhã é feriado e, se você pensa em aproveitar os dias de folga para cair na estrada, é importante prestar atenção aos cintos de segurança.

 

Indispensáveis para a realização de uma viagem segura, os cintos de segurança devem ser usados tanto nos bancos da frente quanto nos de trás. Isso mesmo! Engana-se quem acha que os passageiros dos bancos traseiros não precisam usar o cinto ou que seu uso é  facultativo. Em casos de acidente, por exemplo, os passageiros de trás podem se machucar e ainda machucar uns aos outros, além do perigo de ser arremessado para fora do carro.

 

Motorista colocando o cinto de segurança

 

A legislação brasileira determina a obrigatoriedade do uso do cinto e, o descumprimento de tal ordem pode gerar multa – aplicada por passageiro sem o cinto – e pontos na carteira, além de retenção do veículo até que todos estejam com o dispositivo. E mais! O uso do cinto é obrigatório tanto nas estradas quanto nas vias urbanas, ok?

 

Antes de sair de casa, verifique se os cintos estão à mostra em todos os bancos e solicite aos passageiros que os coloquem. Dessa forma você garante a segurança de todos e evita prejuízos financeiros.

 

Abaixo, separamos algumas curiosidades a respeito do uso do cinto de segurança que certamente te farão pensar melhor no assunto quando sair da garagem. Vamos lá!

 

  • Modelo de cinto de segurança para os bancos traseirosSegundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 79,4% das pessoas que fazem uso do cinto, apenas o utilizam nos bancos da frente. Quando questionadas sobre os bancos traseiros, o número caiu para 50%;
  • No choque entre dois veículos, a velocidade de ambos é somada para calculo do impacto;
  • Além da famosas cadeirinhas para transporte de crianças, existe também acessórios e cintos de segurança para animais, como cachorros e gatos;
  • O primeiro cinto de segurança foi patenteado nos Estados Unidos em 1895;
  • O modelo do dispositivo chamado de 3 pontos foi criado por Nils Bohlin, da Volvo;;
  • Sem o cinto de segurança, você tem 4 vezes mais chances de se machucar
  • Cerca de 40% das mortes ocorridas em acidentes são causadas pelo choque dos passageiros com o para-brisa.

 

Agora que você já sabe da importância do uso do cinto de segurança, viaje tranquilo e não se esqueça de respeitar as leis de trânsito! Cautela, precaução e segurança em primeiro lugar.