Faça seu Login
ou
Comece a criar a sua conta
Sua Garagem

Meus carros adicione

DICAS ITARO

Tem uma bolha no meu pneu, e agora?

pneu

Cuidar dos pneus é essencial para a segurança e performance do carro. Por isso, é imprescindível fazer revisões periódicas, além de se atentar aos indícios que o carro dá. Se em umas dessas revisões você notou uma bolha em seu pneu e não sabe o que fazer, pare e leia este post.

 

Explicaremos a seguir o que é, como se formam e o que fazer ao notar uma bolha no pneu do carro.

 

 

O que são e como se formam as bolhas no pneu?

 

Modelo de estrutura interna do pneu

Modelo de estrutura interna do pneu

Bolhas são protuberâncias que se formam na borracha do pneu devido a um forte impacto sofrido. Geralmente elas aparecem quando você passa em um buraco de forma brusca ou quando o pneu sofre algum tipo de choque (uma pancada na guia, por exemplo).

 

No momento do impacto, a malha metálica que compõe a estrutura interna do pneu se rompe, fazendo com a pressão interna empurre a borracha para fora, formando a bolha. Vale salientar que a partir desse momento, a borracha é a única responsável por segurar a pressão interna do pneu, o que é muito perigoso.

 

Um pneu com bolhas perde resistência e torna-se instável, correndo o risco de explodir. É claro que nem sempre isso irá acontecer, mas arriscar-se e sair por aí rodando com um pneu nesse estado não é recomendado.

 

O que fazer quando há um bolha no pneu?

 

Pneu com bolha

Pneu com bolha

Alguns borracheiros oferecem como opção a vulcanização (a borracha é derretida e o pneu remoldado, eliminando a bolha), mas esse processo só mascara o problema. Assim que você notar que o pneu está com bolhas, troque-o por um novo. Essa é a melhor alternativa e certamente a mais segura.

 

Se por acaso você não consegue comprar um pneu novo imediatamente e mesmo assim precisa rodar com o carro por mais alguns dias, opte por colocar o pneu deformado nas rodas dianteiras. Isso facilita caso o pneu estoure repentinamente, já que o motorista poderá detectar o problema e corrigir a direção com mais eficiência do que se o pneu estivesse nas rodas traseiras.

 

 

Como evitar o surgimento de bolhas no pneu

 

Há algumas maneiras de evitar a formação de bolhas nos pneus do carro. Uma delas é tomar muito cuidado ao passar por quebra-molas, buracos ou até mesmo no meio-fio. Sempre reduza a velocidade ao avisar um desses obstáculos e, ao estacionar, não deixe que o pneu raspe na guia.     

 

É importante também fazer o alinhamento e balanceamento, a fim de evitar desgastes irregulares e, com isso, possíveis acidentes.

 

Agora, se seus pneus estão velhos demais, troque-os já! Na Itaro, você compra os pneus e ganha a instalação grátis em uma oficina perto da sua casa em todo o Brasil. Confira!