O que é arrefecimento automotivo?

Você já teve de parar o carro por aí porque o motor esquentou demais? Se a resposta for sim, pare e leia este post, pois você precisa saber o que é arrefecimento. Também conhecido como sistema de refrigeração, em linhas gerais o arrefecimento automotivo nada mais é do que um mecanismo responsável por manter a temperatura do motor a um nível médio, em torno de 100°C.

 

Esse sistema é extremamente importante para o bom funcionamento do carro e estar atento a manutenção de seus componentes é primordial. Saiba mais detalhes sobre arrefecimento automotivo abaixo.

 

Como funciona o arrefecimento automotivo?

 

Bem, o sistema de refrigeração é composto pelo radiador, bomba d’água, mangueiras, válvulas e reservatório de expansão. A tarefa principal do sistema de arrefecimento é transferir o calor que vem do motor para o ar, impedindo um possível superaquecimento. Esse aquecimento ocorre por conta da gasolina, que tem a maior parte de sua energia convertida em calor.

 

O processo de arrefecimento também é necessário quando o motor está muito frio. Como dissemos acima, o motor do carro tem de ficar a uma temperatura média de mais ou menos 100°C. Se a temperatura está acima ou abaixo disso, o arrefecimento entra em ação. Em temperaturas baixas, os componentes do motor se desgastam com maior rapidez, trazendo sérias dores de cabeça para o motorista. Ter um sistema de arrefecimento em dia fará com que o motor seja aquecido o mais rápido possível e sua temperatura permaneça estável, evitando maiores transtornos.

 

Arrefecimento líquido e arrefecimento a ar

 

Existem dois tipos de arrefecimento: o líquido e o a ar. Os carros mais antigos (como o Fusca, por exemplo) costumavam utilizar esta última versão de refrigeração, que caracterizava-se por conduzir o calor para longe do motor usando o ar através de aletas (pequenas pás, como as da asa do avião).

 

O arrefecimento líquido é mais usual e está presente na maioria dos carros modernos. Ele funciona através de um fluído que passa por mangueiras e partes do motor. Esse líquido absorve o calor do motor quente e leva até o radiador, que transfere as ondas quentes para fora do veículo.

 

O sistema de arrecefimento deve ser checado junto ao mecânico no momento da revisão
O sistema de arrecefimento deve ser checado junto ao mecânico no momento da revisão / Foto: Reprodução

 

Faça a correta manutenção do sistema de arrefecimento

 

Fazer a manutenção do carro é essencial e prestar a atenção no arrefecimento durante a revisão do veículo deve ser prioridade. Por isso, mantenha suas visitas ao mecânico em dia e sempre escolhas peças de procedência. Aqui na Itaro oferecemos inúmeros tipos de produtos e soluções para você cuidar muito bem do possante. Na seção de arrefecimento, por exemplo, você conta com uma ótima oferta de mercadorias para manter o sistema de refrigeração novinho em folha. Passe em nossa loja e confira!

 

E se ficou alguma dúvida em relação ao funcionamento do arrefecimento automotivo, deixe seu comentário que em breve te retornaremos.