Faça seu Login
ou
Comece a criar a sua conta
Sua Garagem

Meus carros adicione

DICAS ITARO

Tudo sobre engate para carros

engate-carro-engetran

engate-carroO engate é um acessório instalado na parte traseira do veículo que tem como principal função acoplar algo no carro – carretinhas, trailers, reboques, etc. Para muitos, era comum utilizar o engate como enfeite ou proteção do para-choque em caso de colisão. Mas, o que nem todos sabiam era que a prática podia ser perigosa, gerando prejuízos financeiros.

 

De fato, em batidas leves (as chamadas “encostadinhas”), o carro estaria protegido. Porém, em colisões mais fortes, o uso do engate poderia afetar a estrutura do carro, ocasionando um sério problema para o bolso do motorista.

 

Outra situação incômoda que envolve os engates está relacionada aos pedestres e motociclistas. Por vezes, quando estacionados, os carros com engate dificultam a passagem. E, se a pessoa estiver distraída, pode muito bem bater a canela no adereço. Para os motociclistas, o engate prejudica nas manobras e transposição de faixas.

 
Veja mais:
O que é sensor de estacionamento e como usá-lo
Som automotivo com GPS: realmente funciona?
 

As regras para uso do engate

 

Após tantas objeções, foi necessário criar regras específicas para o uso do engate nos carros. A resolução 197, de 31 de Julho de 2006, veio para regulamentar a produção e instalação do acessório. No ano seguinte, a resolução 234 melhorou a versão anterior. Somente automóveis com até  3500kg poderiam utilizar o engate, sendo que o mesmo só poderia ser instalado caso constasse no manual do fabricante ou importador a real capacidade de reboque do veículo.

 

Além disso, os engates devem ter:

 

  • Esfera maciça apropriada para o reboque;
  • Tomada e instalação elétrica para conexão entre rebocado e rebocador, juntamente a um dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque;
  • Ausência de pontas, superfícies cortantes e instrumentos de iluminação;
  • O fabricante do engate deve ser registrado no Inmetro, comprovando a qualidade e obediência às normas de fabricação durante o processo de produção;
  • Fabricantes e importadores devem informar ao Denatran quais dos seus veículos estão aptos para utilizar engate.

Uso errado do engate gera multa

 

Engana-se quem acha que usar um engate sem motivo não pode render multa. Em uma blitz, os desavisados de plantão podem receber 5 pontos na carteira, o que é considerado infração grave. Além disso, há uma taxa no valor de R$127,69 e apreensão do veículo.

 

Para evitar que isso aconteça, é importante analisar a real necessidade de se instalar um engate de reboque no seu carro. Lembre-se que a função de reboque deve se sobrepor à qualquer ideia relacionada à estética e proteção do veículo.

 

Verifique se o modelo do automóvel está dentro dos padrões estabelecidos pela lei e procure um local de confiança para fazer a instalação. É bom enfatizar que o engate deve ser parafusado na estrutura do carro (muitos estabelecimentos soldam a estrutura, comprometendo o desempenho).

 

Também é essencial adquirir um produto de qualidade, certo? Aqui na Itaro trabalhamos com as melhores marcas de engate do mercado para você se sentir confortável e satisfeito. Acesse nossa loja e confira essas e muitas outras vantagens.

 

E então, gostou do post? Se você ainda tem dúvidas em relação a este assunto, comenta aqui em baixo que logo logo retornaremos seu contato. Sugestões também são bem-vindas!