Saiba a diferença entre woofer e subwoofer

Dúvida muito comum entre os consumidores, a diferença entre woofer e subwoofer pode gerar muitas dores de cabeça na hora da montagem de um projeto de som automotivo.

 

É verdade que ambos possuem características semelhantes, mas é essencial conhecer as diferenças entre eles para usá-los de forma correta no carro. Por isso, para acabar de uma vez por todas com qualquer dúvida, confira abaixo um resumo com os principais atributos do woofer e do subwoofer, suas qualidades, usos e, por fim, a comparação entre os dois modelos de alto-falantes.

 

 

Modelo de woofer da bomber.
Modelo de woofer da bomber

O que é um Woofer?

 

O Woofer é um componente importante do sistema de som automotivo e caracteriza-se por ser um alto-falante que reproduz frequências graves e médias que ficam entre 50Hz e 4500Hz.

 

Para quem não sabe, a frequência representa a diferenciação que nosso ouvido faz dos inúmeros tipos de sons (que variam entre agudos e graves). Um som mais grave tem Hz baixos, e sons agudos tem Hz altos. E mais! Sons graves possuem pouco alcance. Já as versões agudas podem ser ouvidas a distâncias longas.

 

Desta forma, o woofer pode ser utilizado para atingir frequências mais baixas, porém seu ponto forte fica nas médias. É ideal para quem deseja ter um som com alto nível de propagação. Sabe a expressão “som para mala aberta”? Ela se encaixa perfeitamente aqui. Isso porque como emitem batidas de longo alcance, os woofers são usados com o porta-malas aberto. Com ele dá pra animar qualquer festa e sentir aquela sensação de “som no peito”.

 

Veja mais:
10 dicas de como instalar um som automotivo
Qual o melhor som automotivo do Brasil?

 

 

 

Modelo de subwoofer, da marca Bravox.
Modelo de subwoofer, da marca Bravox

O que é um Subwoofer?

 

Subwoofer é o nome dado ao alto-falante criado para reprodução de frequências graves e subgraves. Seu nome já diz tudo: SUB, ou seja, pra baixo.

 

São os responsáveis pelas batidas mais graves do som, ficando entre 20Hz e 200Hz. Os subwoofers são ideais para quem deseja montar um projeto de som automotivo para uso interno. Sua estrutura física é maior, pois necessitam de uma área mais extensa para deslocamento do ar dentro do equipamento e produção da batida.  

 


Comparação: woofer e subwoofer

 

Ok, já explicamos um pouquinho sobre cada um dos nossos protagonistas de hoje e agora é a hora de comparar as duas versões. Vamos lá!

 

A principal diferença entre o woofer e o subwoofer está na frequência em que eles tocam (e, consequentemente, na amplitude do som). Como dito anteriormente, sons mais graves percorrem um espaço menor. Já os agudos alcançam distâncias maiores.

 

A escolha entre um dos dois também será influenciada pelo tipo de uso do aparelho. Se você deseja um som amplo, para festas e afins, opte pelo woofer. Agora, se a ideia é curtir uma boa batida grave dentro do carro, com potência, então escolha o subwoofer.

 

Seja qual for sua intenção, é importante contar com produtos de qualidade para que o projeto de som proporcione uma boa experiência auditiva. Aqui na Itaro, você encontra as melhores marcas de produtos para som automotivo! Além do subwoofer e do woofer, temos tweeters, crossovers, cornetas, drivers, cd players, dvd players, centrais multimídias e muito mais. Vem conferir!