Faça seu Login
ou
Comece a criar a sua conta
Sua Garagem

Meus carros adicione

DICAS ITARO

O que é aquaplanagem e como evitar

aquaplanagem-capa

Você com certeza já ouviu diversas vezes falar sobre aquaplanagem, mas você sabe o que realmente significa ou como evitar? 

 

aquaplanagem

 

Em dias chuvosos a atenção no volante tem de ser redobrada, além da baixa visibilidade, geralmente, cria-se na pista poças d’água e é ali que mora o perigo. Ao passar por elas, os pneus podem perder o contato com o solo devido a camada de água, fazendo com que o carro deslize e o motorista perca o controle, esse fenômeno é conhecido como aquaplanagem.

 

A aquaplanagem ocorre quando os sulcos não conseguem expelir de forma eficiente o excesso de água, causando a perda de aderência entre a borracha e o solo. Os fatores que mais contribuem para a perca de controle da direção são: a profundidade da camada de água, o estado de conservação dos seus pneus e a sua velocidade.

 

VEJA MAIS:
Como dirigir em dias chuvosos
Tudo que você precisa saber sobre direção defensiva

#01- A velocidade

dirigir-na-chuva

Mesmo que seja bastante comum, a aquaplanagem pode ser perigosa e causar acidentes fatais, por isso é muito importante evitar ao máximo os cenários propensos ao fenômeno. Em altas velocidades, o tempo de frenagem costuma ser longo e em pistas molhadas esse tempo aumenta consideravelmente, ou seja, reduzir a velocidade não só ajuda a evitar a aquaplanagem como também aumenta a sua segurança para quaisquer outras eventualidades. O aconselhável é que a aceleração seja igual ou menor à metade daquela permitida ou indicada na via.

 


#02- A quantidade de água na pista

aquaplanagem-aguaComo não é possível controlar o tempo, dirigir com chuva será inevitável. Um fato com o que você deve ter muito cuidado está relacionado a quantidade de água na pista. É recomendável manter uma distância segura de mais ou menos 5 carros do veículo da frente, e observar se o rastro deixado pelo pneu do carro a diante se fecha rapidamente. Se for o caso, isso significa que há um grande risco de ocorrer aquaplanagem, por isso reduza ainda mais a velocidade do seu veículo.

 

#03- Os pneus

aquaplanagem-sulcosComo já sabemos, a aquaplanagem está diretamente ligada a capacidade dos sulcos de escoar a água, ou seja, se o pneu estiver desgastado haverá falha na drenagem da água por conta a profundidade dos sulcos. Então mantenha-se sempre atento à conservação dos seus pneus, qualquer dúvida faça nosso teste e descubra se está na hora de trocar os pneus. Mantê-los calibrados corretamente também é muito importante, porque quanto mais largos os pneus maior as chances de ocorrer à aquaplanagem.

Caso não seja possível evitar, não se apavore, sabemos que é difícil, mas tente manter a calma. Se sentir que está perdendo o controle da direção não acione o freio totalmente, pare de acelerar e segure firmemente o volante, tente manter o controle e não deixar o carro se desviar muito de sua rota ideal.

 

Agora que já sabe o que é e como evitar a aquaplanagem é só você tomar os devidos cuidados para ter uma viagem mais segura.

 

Gostou do nosso post? Comente, é muito importante sabermos sua opinião, e se tiver alguma ideia ou dúvida conte para a gente, tenha certeza que te responderemos o mais rápido possível!