É hora de trocar os pneus?

checklistVocê sabe como estão os seus pneus? Eles são um dos principais itens de segurança do carro e, se não estiverem em bom estado, além de pôr sua vida em risco, o consumo de combustível aumenta e várias peças podem acabar apresentando problemas por conta disso. Por isso, é importante estar sempre atento a situação dos pneus e saber a hora de trocá-los.

 

Em menos de vinte minutos você pode descobrir se está ou não na hora de aposentar os pneus do seu carro. Caso eles não passem no teste, não se apavore. É só ir lá no nosso site e escolher os novos, e nem precisa se preocupar com quem vai instalar ou quanto irá custar, a Itaro dá a instalação gratuita para os seus pneus novos.

 

#01- Data de validade

 

Muita gente não sabe, mas os pneus possuem prazo de validade. Esse prazo é estipulado a partir da data de fabricação do pneu – em média, cerca de cinco anos. Após esse tempo o pneu começa a deteriorar por conta do tempo e fatores climáticos, como pressão, temperatura e umidade.

 

Para encontrar a data de fabricação é simples. Na lateral do pneu você encontra diversas informações, dentre elas há uma série de 11 números seguidos da palavra “DOT”. Os últimos quatro números dessa sequência correspondem à data de fabricação, sendo que os dois primeiros indicam a semana e os outros dois o ano. Por exemplo: um pneu com final 0915 foi fabricado na nona semana, ou seja, em fevereiro, de 2015. Sabendo a data de fabricação, basta somar cinco anos para descobrir qual a data de validade do pneu.

sigla DOT

#02- Estado dos sulcos

 

Mesmo com uma validade de cinco anos, não vá pensando que são todos os pneus durarão este tempo. Com o uso, o pneu vai se desgastando e perdendo sua eficiência. Os sulcos, responsáveis pela aderência e estabilidade, são os principais afetados.

pneus-sulcos

Alguns pneus veem equipados com TWI (sigla em inglês para Tread Wear Indicator), que é um indicador de desgaste. Esse indicador corresponde às barras localizadas ao longo da banda de rodagem e quando ele se encontra na mesma altura que os sulcos é sinal que está na hora de trocar os pneus. Caso não haja esse indicador, você poderá utilizar uma moeda de um real. Basta colocá-la entre os sulcos e, se a parte amarela da moeda aparecer, significa  que seu pneu está ficando careca.

 

Se quiser saber mais sobre os sulcos dos pneus e sobre bandas de rodagem, clique AQUI e confira nosso post onde detalhamos tudo para você.

 

#03- Bolhas e deformações

 

pneu com bolhaAs bolhas e saliências laterais nos pneus são casos graves e colocam sua segurança em risco. Elas são causadas por choques sofridos pelo pneu (como passar em um buraco, por exemplo). O aparecimento das bolhas diminui a resistência do pneu, podendo causar um possível estouro.

 

Essas deformações aparecem tanto externamente, quanto internamente e há algumas maneiras de identificá-las: visualmente, através de trepidação no volante ou pelo ruído causado ao trafegar com o veículo. Se o seu pneu apresentar uma bolha, não tem outra opção, você terá que trocá-lo o mais rápido possível.

 

Fez todas as verificações e seus pneus se saíram bem? Parabéns, você não precisará aposentá-los tão cedo, mas fique sempre atento ao estado deles. Caso um ou mais dos seus pneus tenham reprovado em suas avaliações, relaxa, não é o fim do mundo, corre lá na loja da Itaro e escolha um novinho. Aproveite nossas super ofertas e a instalação gratuita em uma oficina pertinho de você.