Faça seu Login
ou
Comece a criar a sua conta
Sua Garagem

Meus carros adicione

DICAS ITARO

Dicas para não dormir no trânsito

pessoa-fadiga-dirigir

pessoa-cansadaA sonolência é um distúrbio que afeta muitas pessoas e, quando aliada à direção, pode ser extremamente perigosa. Para se ter uma ideia, uma pessoa com sono corre três vezes mais risco de sofrer um acidente do que alguém que esteja embriagado(a).

 

Atualmente, pesquisas comprovam que cerca de 15% dos acidentes de trânsito são provocados por pessoas que acabaram dormindo no volante, um número pra lá de assustador, né? Nosso corpo é uma máquina e, naturalmente, precisa de um tempo para descansar. É na hora do sono que o cérebro repõe células, os músculos se recuperam e o organismo se fortalece para o dia seguinte, sem essa “pausa”, fica impossível manter uma vida regulada e ativa.

 

Veja mais:

Guia do motorista amante do verão: cuidados para o carro em tempos quentes

Como funciona a sinalização de trânsito?

 

Ao privar seu corpo do descanso noturno, diversos processos entram em desequilíbrio, e aí que mora o problema. De acordo com a Abranet, Associação Brasileira de Medicina do Trânsito, cerca de 43% dos brasileiros que trabalham sofrem de privação de sono. Isso significa simplesmente que quase metade da população que move a economia do país dorme menos do que o necessário.

 


Sono e trânsito não combinam

 

Os sintomas básicos de uma pessoa sonolenta são: fadiga, desatenção, perda de memória, diminuição do estado de alerta, perda da capacidade cognitiva, etc. Se negligenciados, estes sinais podem se agravar, chegando a um ponto tão crítico que a pessoa pode “apagar” a qualquer momento.

 

O assunto é tão sério que o Departamento de Transportes do Reino Unido desenvolveu uma campanha de conscientização chamada de “O cansaço mata”. Já nos EUA, em agosto de 2003, o estado de New Jersey foi o primeiro a considerar crime todos os acidentes provocados por motoristas cansados. Se o episódio envolver vítimas, a pena pode chegar até 10 anos de prisão.

 

Depois de tanta informação, certamente você ficou preocupado. Para te ajudar a evitar possíveis transtornos, separamos algumas dicas simples que podem te auxiliar em uma situação de sono enquanto dirige. Confira!

 

– Evite dirigir à noite por longos períodos de tempo. O pior horário é entre às 3h e 6h da manhã;

 

– Ao cair na estrada, opte por uma alimentação leve. Comidas pesadas tentem a induzir o sono;

 

– Ouça música! Sons agitados contribuem para que você continue concentrado;

 

– Se mais pessoas estiverem no carro, converse com eles enquanto dirige. Manter uma ocupação é bom para que você continue acordado;

 

– A cada 2 ou 3 horas de percurso, faça uma parada para esticar as pernas e os braços;

 

– Em congestionamentos longos, procure uma atividade alternativa que lhe mantenha alerta. Neste post, damos dicas incríveis de coisas para se fazer quando se está parado no trânsito;

 

– Sentiu cansaço? Procure um local para parar e descansar.


 

Gadget ajuda a manter a concentração no trânsito

 

anti-sleep-pilotCada vez mais a tecnologia é aprimorada para melhorar nosso dia a dia. Quando se trata de sono e direção, contar com esse tipo de ajuda é essencial. Foi pensando nisso que surgiu o ASP, Anti Sleep Pilot. Esse gadget promete deixar o motorista acordado, graças a um conjunto de sensores que identificam as condições do carro e do condutor.

 

O aparelho funciona à bateria e é instalado no console do veículo. Os sensores fiscalizam e conferem o movimento do carro (e sua aceleração), a resposta e interação do motorista, além de adaptar a iluminação do veículo de acordo com o horário em que o mesmo é utilizado.

 

Um LED indica o nível de cansaço do piloto com base nos dados coletados. O amarelo indica nível baixo de fadiga; o laranja emite sinais – por intermédio de sons que só são desativados por toque – para realização de testes de atenção com o motorista; por último, o vermelho, sinal máximo de que o condutor deve parar imediatamente e descansar por 10 minutos. Após esse período, o equipamento emite luz verde, “autorizando” o motorista a seguir viagem.

 

O produto ainda não está disponível no Brasil e aparentemente vai demorar para chegar por aqui. Mas, em e-commerces estrangeiros você o encontra, pagando em dólar, claro.

 

Seja por meio de dispositivos eletrônicos ou somente com simples mudanças de atitude, manter o foco e a concentração no trânsito é primordial para a segurança de todos. Dirija com responsabilidade e não force nenhum tipo de situação!